Pages

9 de outubro de 2009

América Vermelha

No século XX, as forças políticas latino-americanas de esquerda realizaram três grandes tentativas de mudança.
No chile, o socialista Allende foi eleito presidente. Ele propunha alcançar o socialismo através de reformas graduais e democráticas. Mas foi derrubado pelo golpe militar de 1973, chefiado pelo general Pinochet.
Em Cuba, os guerrilheiros realizaram a Revolução de 1959, comandada por Fidel Castro. Cuba se tornou um país socialista, governado pelos comunistas, com o apoio da União Soviética.
Na Nicarágua, os guerrilheiros sandinistas chegaram ao poder em 1979. A pressão dos EUA arruinou o país. Em 1990, os sandinistas perderam as eleições e saíram do governo.



Com suas palavras, faça uma descrição crítica sobre o contexto político e social que engendrou a luta armada dos movimentos de esquerda na América Latina do séc. XX.

2 de outubro de 2009

De peão a Rei


E mais uma vez brilhou a estrela do presidente Lula. Hoje, 02 de outubro de 2009, é um dia histórico para os brasileiros. Definitivamente, ninguém segura o Brasil.
Tecnicamente, todas as cidades candidatas estavam empatadas. Porém, a Cidade Maravilhosa fica abaixo da linha do Equador. Logo, no início da cerimônia para a escolha da cidade sede das próximas Olimpíadas, o Rio de Janeiro estava em desvantagem.
Na minha opinião, foi uma grande vitória do Rio e do Brasil. Mas, além disso, uma grande vitória do presidente Lula, que trabalhou 3 anos fazendo a campanha para o Brasil.
Gostem ou não, aquele peão que saiu do nordeste num pau de arara, hoje foi elevado à figura de Rei no tabuleiro de xadrez das grandes potências do mundo. Sim. "Esse é o cara". (lamentável que outra vez, a imprensa, digo, jonalixo, esteja minimizando a importância do Lula nessa escolha)
As imagens falam mais do que qualquer palavra:









Abolição_Escravatura_801

"Era uma vez uma princesa boazinha, chamada Isabel. Ela ficou com tanta pena dos negrinhos que resolveu acabar com a escravidão, assinando a Lei Áurea.
Todos os brasileiros já ouviram essa história, não é mesmo? Mas será que a escravidão só acabou por causa d gesto generoso da princesa? Justifique a sua resposta.

Sugestão para pesquisa em: http://www.google.com.br/search?q=aboli%C3%A7%C3%A3o+da+escravatura&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a


PROIBIDA "COPIAR" E "COLAR"

1 de outubro de 2009

"Mudernisassão" da T. Porto

É isso aí gente. A TI chegou às salas de aula da Rede Pública de Ensino do Estado do Rio de Janeiro. Depois de distribuir mais de 50.000 (cinquenta mil) notebooks superfaturados (pra não perder o costume), agora é a vez da sala de aula receber a "mudernisassão". Os contribuintes desembolsaram R$ 100.000.000,00 (quanto mesmo?!) para equipar todas salas de aula com um computador. Além disso, todas as escolas possuem Internet Uairelesssss. Vejam as fotos. Ficou chique demais. hehehehehehehe...




Jornalixo

Aconteceu ontem, em Fortaleza, na sessão ordinária da Assembléia Legislativa do Ceará. Indignado com o indisfarçável tom de zombaria que a revista Veja emprestou a esta reportagem sobre a cidade de Sobral, o deputado Lula Morais, do PCdoB, ocupou a tribuna daquela Casa e rasgou um exemplar da "indispensável" publicação abriliana, transformando-a quase em confetes. Curiosamente, até mesmo deputados do PSDB manifestaram-se solidários à zanga do colega comunista, repudiando o tipo de jornalismo praticado pelo semanário da famiglia Civita. Segundo os parlamentares, a intenção da matéria é atingir Ciro Gomes, provável candidato à presidência da República. Confira aqui e aqui.