Pages

7 de novembro de 2008

¿ Por que no te calas?

"A rigor, não há justificativa [para a polícia agir sem autorização judicial]. O Estado dispõe de meios. É possível combater criminalidade e ilegalidade dentro dos marcos institucionais? Nós [do STF] temos respondido que sim, é possível", afirmou o ministro.
MAS, COMO ASSIM, SUPREMO MINISTRO? V. EXCa. CONCEDEU 2(DOIS) HABEAS CORPUS AO SEU AMIGO DANIEL DANTAS EM MENOS DE 48 HORAS...

6 de novembro de 2008

"I have a dream" - Martin Luther King

E Obama é o novo presidente dos EUA. Sim, um negro (nascido no Hawai, mas de origem queniana), vai ocupar o cargo mais importante do mundo.
Nunca fui simpático à democracia estadunidense, mas admito: foi um exemplo para o mundo, principalmente para o Brasil.
Será que o sonho de Luther King foi realizado?
O que vimos na TV foram cenas históricas. O povo nas ruas comemorando a apoteótica vitória de Obama, é inédito na história dos EUA. Nunca uma eleição foi tão disputada, tampouco comemorada por todas as etnias.
Estamos vivendo um momento ímpar e uma chance única de construir um mundo melhor.
Sim. Nós também temos o mesmo sonho pastor, porém...
Não esperem grandes mudanças na anacrônica política externa estadunidense. Pelo contrário. Por causa da crise econômica, poderá ocorrer um recrudescimento. Será que o Pentágono vai admitir um mundo multipolar? Ceder espaço para Rússia e China? Um novo Conselho de Segurança da ONU? O fim do bloqueio econômico carnificina contra
Cuba? O Estado palestino? E a Rodada de Doha? Iraque? Afeganistão? Irã?
Esqueçam. Há forças muito maiores do que o novo presidente.
Para ocupar o cargo de presidente dos EUA, é imprescindível estar comprometido com os interesses daqueles que realmente são os donos do poder e controlam o capitalismo mundial: os judeus sionistas.



Em julho, Obama esteve em Israel para homenagear as vítimas do holocausto e adquiriu o sinal verde dos sionistas.
Quanto a questão dos Direitos Civis, vai aumentar a pressão para que o mundo adote o modelo estadunidense. Agora que eles têm um negro no poder, como nunca, tentarão impor o decadente modelo estadunidense de democracia inspirada no "american way of life."

Assista um trecho do histórico discurso de M. Luther King, "I have a dream".

4 de novembro de 2008

A covardia institucional

Em evento ontem, o presidente do STF, Gilmar Mendes, fala do alto índice de concessões de habeas corpus pelo STF e atribuí o baixo índice das demais instâncias à covardia institucional (clique aqui).

O ministro afirmou que ficou surpreso ao descobrir que o índice de concessão de habeas corpus no STF é de 30%, em média. "É um dos índices mais altos do mundo. Certa vez alguém me perguntou: "Por que isso passou por todas as instâncias e somente no Supremo foi firmado sentido contrário?". Por falta de coragem institucional dos órgãos que decidiram de outra maneira ou por manifesta covardia institucional, se quisermos usar o termo correto", disse o presidente do STF.

A “covardia institucional” é uma verdade, sim. Assim como na mídia, no mercado, na opinião pública, há muito receio de ir contra o consenso, gerando o chamado efeito manada.

Na quinta-feira o STF vai julgar o HC de Gilmar a Daniel Dantas. Ouvi de ministro liberal a afirmação de que Mendes errou no segundo HC, ao considerá-lo como continuação do primeiro.

Tem mais. Nos últimos meses, Mendes expos de maneira inédita o STF, com demonstrações de personalismo que, longe de se configurar como coragem, era muito mais demonstração de poder – apossando-se do poder conferido pelo STF.

Mendes é suspeito de ter participado de uma fraude: o grampo criado pela revista Veja e que gerou uma crise institucional. Se participou intencionalmente, é crime; se participou inadvertidamente, foi leviano. Com base em uma mera transcrição de conversa, sem ter nenhuma evidência sobre a autoria do grampo, endossou a manipulação da revista.

Mais que isso, defensivamente saiu dando declarações a torto e a direito, expondo o STF a um desgaste inédito na sua história, após a redemocratização.

Pergunto: o órgão vai superar o corporativismo, o movimento de massa criado pela mídia, a manipulaçao grosseira e criminosa do grampo, ou, por falta de coragem institucional, endossará tudo o que foi feito por Mendes, utilizando o cargo que ocupava provisoriamente?

FONTE: Luis Nassif OnLine

¿ Por que no te calas?

E o Supremo Presidente do Brasil, Gilmar Mendes não cala a boca. Ontem, em um evento em São Paulo, ao lado de FHC, questionou a legalidade da greve da Polícia Civil de São Paulo, em greve desde o dia 16 de setembro. A estratégia de Mendes, é pressionar os juízes para que julguem a greve ilegal. Como se sabe, Mendes é serrista e, a greve não favorece a campanha de Serra para 2010.
Juiz não tem que dar opinião sobre nada! Compete aos juízes julgar exclusivamente no Tribunal, embasados na Lei. Juiz não pode ser palpiteiro, senão vira torcedor.
Notícia completa na FSP: Presidente do STF questiona legalidade de greve de policiais civis em SP