Pages

24 de agosto de 2009

Imperialismo



Imperialismo é a política ocorrida na época da Segunda Revolução Industrial. Trata-se de uma política de expansão territorial, cultural e econômica de uma nação em cima de outra. O imperialismo contemporâneo é chamado de neo-imperialismo, pois possui muitas diferenças em relação ao imperialismo do período colonial. Basicamente, os países imperialistas buscavam três coisas: Matéria-prima, Mercado consumidor e Mão-de-obra barata. A concepção de imperialismo foi perpetrada por economistas alemães e ingleses no início do século XX. Este conceito constituiu-se em duas características fundamentais: o investimento de capital externo e a propriedade econômica monopolista.Desse modo, a capitalização das nações imperialistas gradativamente se ampliava, por conseguinte a ‘absorção’ dos países dominados, pois monopólios, mão-de-obra barata e abundante e mercados consumidores levavam ao ciclo do novo colonialismo, que é o produto da expansão constante do imperialismo. Os países imperialistas dominaram, exploraram e agrediram os povos de quase todo o planeta. A política imperialista provocou muitos conflitos, como a Guerra do Ópio na China, a Revolução dos Cipaios na Índia, etc. Assim, ao final do século XIX e o começo do XX, os países imperialistas se lançaram numa louca corrida pela conquista global, desencadeando uma rivalidade entre os mesmos. Essa rivalidade se tornou o principal motivo da Primeira Guerra Mundial, dando princípio à “nova era imperialista” onde os EUA se tornaram o centro do imperialismo mundial.

Com sua palavras, responda qual era o objetivo principal dos países imperialistas no início do séc. XX.

16 comentários:

jeane carla e diona disse...

os países imperialistas se lançaram numa louca corrida pela conquista global desendeando uma rivalidade emtre os mesmos .essa rivalidade se tornou o principal motivo da primeira guerra mundial dando princípio a''nova era imperialista''onde os eua se tornaram o centro do imperialismo mundial .

claudia e vinicios disse...

no inicio do seculo xx,o objetivos dos paises era,mao-de-obra barata, materia-prima,mercado consumidor,e esse conceito constitui-se em duas caracteristicas fundamentais:o investimento de capital externo ea propriedade economica monopolista.desse modo,a capitalizaçao das naçoes imperialstas gradativamente se ampliava.

clayton disse...

Imperialismo ou Neo-colonialismo é a política de expansão e domínio territorial e/ou cultural e econômico de uma nação sobre outra, ocorrido na época da segunda revolução industrial. O imperialismo contemporâneo denomina-se neo-imperialismo, por possuir algumas diferenças com relação ao neo-colonialismo.

No final do século XIX e começo do século XX, a economia mundial viveu grandes mudanças. A tecnologia da Segunda Revolução Industrial (motores a gasolina, diesel e eletricidade) aumentou ainda mais a produção. A livre concorrência foi desaparecendo e a economia passou a ser dominada por ‘megaempresas’ (monopólios).

As "megaempresas capitalistas passaram a investir capital em nações da África, da Ásia e da América. Esse fenômeno viria a ser chamado de imperialismo ou neo-colonialismo. Os países imperialistas lutavam uns com os outros pelo domínio econômico do mundo. Buscavam novos mercados, fontes de matéria-prima e mão-de-obra barata para explorar.” (Schmidt, Mario Furley: Nova História crítica; Capítulo 16, págs. 228/247).

Carlos alexandre & Elisangela disse...

no final do século XIX e o começo do século XX, os países imperialistas se ... o principal motivo da Primeira Guerra Mundial, dando princípio à “nova era imperialista”. ... esse território, dando início a Guerra dos Bôeres pela dominação dele. ... com o objetivo de influenciar e dominar a Mongólia e a China(...)

POLIANA e ADENILTON disse...

O imperialismo é baseado em dois tópicos; a propriedade econômica monopolista e o investimento de dinheiro externo. Com essas idéias as nações imperialistas se fortaleciam através da dominação de outros países.Com o trabalho pouco remonerado e mercados consumidores tomavam posse do novo colonialismo.Eram os opressores de quase todo o planeta. Houve diversos problemas devido a política imperialista o que mais tarde desencadeou vários conflitos e guerras.Ao término do séc.XIX e no início do séc.XX os países imperialistas queriam conquistar todas as nações, provocando então rivalidade com outros países. Por essa razão houve a 1º G.M.onde os EUA possuía total hegemonia de poder.

jeane e diona disse...

seu objetivo era conquista materia prima ,mao-de-obra parata ,mercado consumidor, o investimento de capital externo,propriedades econõmicas monopolios,consumidores levaram au
siclo do novo colonialismo ,assim,no começo do século xx,os países imperialistas se lançaram numa louca corrida pela conquista global.

CRISTIANO/FERNANDO disse...

1. também conhecido como American way of life (Estilo americano de vida), é uma expressão referente a um suposto "estilo de vida" praticado pelos habitantes dos Estados Unidos da América. É um exemplo de uma modalidade comportamental desenvolvida no século 17 e praticada até hoje. Se refere a um ethos nacionalista que se propõe aderir aos princípios de "vida, liberdade e a procura da felicidade" (direitos não-alienáveis de todos americanos de acordo com a Declaração de Independência). Pode-se relacionar o American way com o American dream.

2.no final do século XIX e o começo do século XX, os países imperialistas se ... o principal motivo da Primeira Guerra Mundial, dando princípio à “nova era imperialista”. ... esse território, dando início a Guerra dos Bôeres pela dominação dele. ... com o objetivo de influenciar e dominar a Mongólia e a
3.O imperialismo é baseado em dois tópicos; a propriedade econômica monopolista e o investimento de dinheiro externo. Com essas idéias as nações imperialistas se fortaleciam através da dominação de outros países.Com o trabalho pouco remonerado e mercados consumidores tomavam posse do novo colonialismo.Eram os opressores de quase todo o planeta. Houve diversos problemas devido a política imperialista o que mais tarde desencadeou vários conflitos e guerras.Ao término do séc.XIX e no início do séc.XX os países imperialistas queriam conquistar todas as nações, provocando então rivalidade com outros países. Por essa razão houve a 1º G.M.onde os EUA possuía total hegemonia de poder.

4.seu objetivo era conquista materia prima ,mao-de-obra parata ,mercado consumidor, o investimento de capital externo,propriedades econõmicas monopolios,consumidores levaram au
siclo do novo colonialismo ,assim,no começo do século xx,os países imperialistas se lançaram numa louca corrida pela conquista global.

Letícia da Silva Ferreira disse...

objetivos dos paises era,mao-de-obra barata, materia-prima,mercado consumidor,e esse conceito constitui-se em duas caracteristicas fundamentais:o investimento de capital externo ea propriedade economica monopolista.desse modo,a capitalizaçao das naçoes imperialstas gradativamente se ampliava.

Raianny Machado de Oliveira. disse...

Imperialismo...
Politica expansionista adotada por varios paises como se o seu pais fosse o guardiao da moral ou do saber ou do poder no mundo...

Vemos o imperialismo americano com suas guerras e suas tentativas de colocar a mao no petroleo iraquiano e criticamos, mas nao nos lembramos do classico modelo imperialista imposto por dom pedro II ao lancar o brasil para a guerra do paraguai, em que segundo ele mesmo dizia estava "lutando pela liberdade", o que se mostrou mto contraditorio uma vez que mais de 70 por cento do exercito brasileiro era formado por escravos. Ou seja como se poderia lutar pela liberdade com um exercito formado por cativos???

sthefanya,rayssa disse...

Os países imperialistas dominaram, exploraram e agrediram os povos de quase todo o planeta. A política imperialista provocou muitos conflitos, como a Guerra do Ópio na China, a Revolução dos Cipaios na Índia, etc. Assim, ao final do século XIX e o começo do XX, os países imperialistas se lançaram numa louca corrida pela conquista global, desencadeando uma rivalidade entre os mesmos. Essa rivalidade se tornou o principal motivo da Primeira Guerra Mundial, dando princípio à “nova era imperialista” onde os EUA se tornaram o centro do imperialismo mundial

maria alice e marisa disse...

A concepção de imperialismo foi perpetrada por economistas alemães e ingleses no início do século XX. Este conceito constituiu-se em duas características fundamentais: o investimento de capital externo e a propriedade econômica monopolista.Desse modo, a capitalização das nações imperialistas gradativamente se ampliava, por conseguinte a ‘absorção’ dos países dominados, pois monopólios, mão-de-obra barata e abundante e mercados consumidores levavam ao ciclo do novo colonialismo, que é o produto da expansão constante do imperialismo. Os países imperialistas dominaram, exploraram e agrediram os povos de quase todo o planeta.

Anônimo disse...

professor, quais eram os países imperialistas nos séculos XIX e XX?

Flor de Cactos disse...

professor... eu gostaria de saber quais foram os objetivos do imperialismo europeu!!?

Jessica peres disse...

Os objetivos eram :
.Obter uma mão-de-obra barata(para que pudesse lucrar com a exportação)
.Mercado consumidor(Um país que consumo)
.Investimento de capital externo
Um exemplo de imperialismo é o ''American way of life'' , começamos a comer , a vestir , ouvir musicas dos americanos.
E esse modo imperialista mais tarde desencadeará a --> Primeira Grande Guerra <-- .

Jessica peres disse...

consuma*

Jessica peres disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário