Pages

9 de outubro de 2009

América Vermelha

No século XX, as forças políticas latino-americanas de esquerda realizaram três grandes tentativas de mudança.
No chile, o socialista Allende foi eleito presidente. Ele propunha alcançar o socialismo através de reformas graduais e democráticas. Mas foi derrubado pelo golpe militar de 1973, chefiado pelo general Pinochet.
Em Cuba, os guerrilheiros realizaram a Revolução de 1959, comandada por Fidel Castro. Cuba se tornou um país socialista, governado pelos comunistas, com o apoio da União Soviética.
Na Nicarágua, os guerrilheiros sandinistas chegaram ao poder em 1979. A pressão dos EUA arruinou o país. Em 1990, os sandinistas perderam as eleições e saíram do governo.



Com suas palavras, faça uma descrição crítica sobre o contexto político e social que engendrou a luta armada dos movimentos de esquerda na América Latina do séc. XX.

12 comentários:

juliana disse...

no séculoxx,as forças politicas latino-americanas de esquerda realizaram três grandes tentativas de mudanças.no chili,o socialista allende foi eleito presidente.ele propunha alcançar o socialismo atraves de reformas graduais edemocraticas

karina disse...

em cuba,os guerrilheiros realizaram arevoluçao de 1959,
comandada por fidel castro.cuba se tornou um pais socialista,governo pelos,comunistas,com o apoio da uniao sovietica.mas o fim da urss (1991)deixou cuba sem o grande aliado.

mayane e mayara disse...

no século xx asforça politica latino-americanas de esquerda realizaram tres grandes tentativas de mudança.Com o velho pretexto de garantir a vida dos cidadaõs norte-americanos em cuba o governodos EUA declrou guerra á espanha.A ESPANHA ERA UM PAIS DECADENTE SOMBRA DO QUE HAVIA SIDO NO PASSDO GLORIOSO.PARA piorar ainda lutava muito longe de casa. naõ pode resistir ao poderio militar americano foi derrotada.

walter e jean disse...

no seculo xx as as forças politica latino-americanas de esquerda realizaram tres grandes tentativas mudancas no chile,o socialista allende foi eleito presidente.ele propunha alcançar o socialismo atraves de reforma graduais e democraticas mas foi derrubado pelo golpe militar de 1973,chefiado pelo general pinochet em cuba, os gerrilheiras relizaram a revolucao de 1959,comandada por fideu castrocuba se tornou um pais socialista,governadopelos comunistas com apoio da uniao sovietica mas o fim da urss (1991) deixou cuba sem o grande aliado

phamela disse...

os cadernos economicos trazem em destaques a concordata da general mortos, um ícone da américa way a matéria disseca a intervenção do governo amiricano o esforço de evitar o desapareçimento da compania 50 binlhões de dólares até o momento presente, trasformaram o fiscal regulador em sósio de um modelo exausto de uma economia deprimida desde a crise do governo americano vem tornando-se o principal agente na economia americana é o maior investidor na área finamseira comercial e corporativa atravéis das participaçãoes adquiridads nas açõaes de saneamestode intituiçãos em risco e já controla o mercado de seguros almentou significamente a sua participação no mercado hipotecário numa ação q gerou prejuíso significativo para toda a sociedade americana .

rudilaine disse...

no seculo 20 as forçaspoliticas latinas-americanas realisaram 3 tentativas de mudanças;no chile propunham alcançar o socialismo atraves de reformas graduais e democraticas.

letícia disse...

Na America Latina eles queriam realiza tres grandes reformas no chile,cuba e nicarágua com apoio da união sovietica mas com a pressão do EUA eles não conseguiram e acabaram saindo do governo....

regiane disse...

no seculo xx,as forças politicas de esquerda realisaram tres grandes tentativas de mudanças.no chile o socialista allende foi eleito presidete.mais foi derrubado pelo golpe militar de 1973 chefiado pelo general pinochet.em cuba os guerrilheiros realisaram arevoluçao de 1959, comandada por fidel castro. na nicaragua os guerrilheiros sandenistas cheguaram ao poder em 1979 a pressão dos eua arruinol o pais em 1990, os sandenistas perderam as eleiçoes e sairam do governo.

tatiane disse...

america vermelha foi para alcançar o socialismo atraves de reformas graduais e democraticas.chile e cuba com a ajuda da urss.

Layla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Layla disse...

É isso aí parabéns acho que não preciso dizer mais nada está tudo bem aí.

Anônimo disse...

Tira essa porra de vídeo do blog. Cuba esta bem. Se não esta melhor é por causa dos malditos ianques.
O Comandante CHE, morreu lutando pelas idéia bolivarianas e como Homem.

Pátria SOCIALISTA

Postar um comentário