Pages

2 de outubro de 2009

Abolição_Escravatura_801

"Era uma vez uma princesa boazinha, chamada Isabel. Ela ficou com tanta pena dos negrinhos que resolveu acabar com a escravidão, assinando a Lei Áurea.
Todos os brasileiros já ouviram essa história, não é mesmo? Mas será que a escravidão só acabou por causa d gesto generoso da princesa? Justifique a sua resposta.

Sugestão para pesquisa em: http://www.google.com.br/search?q=aboli%C3%A7%C3%A3o+da+escravatura&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a


PROIBIDA "COPIAR" E "COLAR"

9 comentários:

rayani,nayara e polhyana disse...

A partir de 1870, a região Sul do Brasil passou a empregar assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros; no Norte, as usinas substituíram os primitivos engenhos, fato que permitiu a utilização de um número menor de escravos. Já nas principais cidades, era grande o desejo do surgimento de indústrias.Visando não causar prejuízo aos proprietários, o governo, pressionado pela Inglaterra, foi alcançando seus objetivos aos poucos. O primeiro passo foi dado em 1850, com a extinção do tráfico negreiro. Vinte anos mais tarde, foi declarada a Lei do Ventre-Livre (de 28 de setembro de 1871). Esta lei tornava livre os filhos de escravos que nascessem a partir de sua promulgação.

Em 1885, foi aprovada a lei Saraiva-Cotegipe ou dos Sexagenários que beneficiava os negros de mais de 65 anos.Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.

Anônimo disse...

porque em 1885, foi aprovada a lei Saraiva-Cotegipe ou dos Sexagenários que beneficiava os negros.Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que a liberdade total finalmente foi alcançada .Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.

Unknown disse...

Não,o primeiro passo foi dado em 1850,com a extinção do tráfico negreiro.Vinte anos mais tarde foi declarada a lei do ventre-livre de 28 de setembro de 1871.Esta lei tornava livre os filhos de escravos que nascessem a partir de sua promulgação.através da Lei Áurea, que liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.

renato disse...

nao. foi por causa de isso ser uma injustissa botar os inossentes escravos para trabalhar entao a pricesa isabel tomou a iniciativa de escrever uma carta da lei aurea para que os escravo sejam libertados e fossem tratado como quauquer outro cidadao

Paloma, Joyce e Rayssa! disse...

sim. não, porque os negros tambem trabalhavan muito para conseguir sua liberdade eles eram obrigados a trabalhar duro na lavoura a toca de quase nada seus donos judiavan muito deles eles eram transportados de um lugar para o outro dentro dos poroes dos navios negreiros de pessimas comdições de transporte.

marisa disse...

A abolição da escravatura não aconteceu do dia para noite, vários movimentos antecederam a data. 3 anos antes em 1885, foi aprovada a Lei dos Sexagenários. Pela lei os escravos ao completarem 60 anos eram libertos. Esta era uma forma de ir gradualmente extinguindo com a escravatura.
alem de nao serem libertos de um dia para o outro [so eram libertos apenas depois dos seus 60 anos praticamente ela nao dava esta matematicamente esta libertacao de graca.

Anônimo disse...

a partir de 1870 foi por causa de isso ser uma injustissa botar os inossentes escravos para trabalhar entao a pricesa isabel tomou a iniciativa de escrever uma carta da lei aurea para que os escravo sejam libertados e fossem tratado como quauquer outro cidadao

Domingo andres disse...

a partir de 1870,a região sul do Brasil passou a empregar assalariados brasileiros e substituiram os primitivos engenhos,fatos que permitiu a ultilizção de um número menor de escravos.já nas principais cidades,era grande o desejo do surgimento de industrias.visando o governo,pressionado pela a Inglaterra,foi alcaçando seus objetivos aos poucos.o primeiro passo foi dado em 1850;com a extinção do tráfico negreiro.vinte anos mais tarde foi declrada a lei do ventre livre( e depois veio a mais importante á lei áurea.

thayna araujo e marcelo augusto / luana e maicom(itaperuna) disse...

a holanda enviou seu principe (mauriciu nassau) para governar as terras que havia conquistado e formar nestas uma colonia holandesa no brasil.neste periodo o principe holandes dominou enorme parte do territorio nordestino.

Postar um comentário