Pages

24 de novembro de 2009

De Peão a Rei (II)

Definitivamente, o Brasil não é mais um mero fundo de quintal para a política externa estadunidense. As críticas internas revelam o anacronismo do pensamento da direita que, mediante o êxito do governo Lula, não tem discurso. Outrossim, as críticas internacionais, confirmam que o sucesso do governo atual colocou o Brasil na condição de importante ator global - caso contrário, a visita de Ahmadinejad ao Brasil não teria sido destaque nos principais jornais do mundo.
Infelizmente, a tal direita quer manter o Brasil na condição de fundo de quintal para a obsoleta e paradoxal política externa estadunidense - que reatou com o Vietnam; porém, mantém o bloqueio econômico contra Cuba, e apoia os campos de concentração na palestina.
Ao contrário das críticas, Lula está correto, visto que, sem diálogo não há entendimento. Os radicais que não querem o dialogo com o Irã, são os mesmos que nos bastidores defendem a guerra. O isolamento do Irã da comunidade internacional é o combustível que alimentará o recrudescimento do governo de Teerã.

0 comentários:

Postar um comentário