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29 de outubro de 2008

1001_O_Sentido_da_Colonização

O mercantilismo foi a política econômica que engendrou a expansão marítima e comercial da Europa. No século XVI, acreditava-se que havia uma quantidade limitada de riqueza no mundo (entende-se metais preciosos). Por isso, a necessidade da corrida colonizadora para manter o superávit da balança comercial, visto que, a principal política mercantilista era a acumulação de capital por meio do protecionismo alfandegário. O sentido da colonização, consistiu no interesse das metrópoles em conseguir riquezas de um jeito fácil e rápido. Sendo assim, a princípio, Portugal não se interessou pelo Brasil e, muito menos pela catequização dos índios. Esse interesse acontece a partir de 1532, quando o pau-brasil revelou ser uma atividade econômica rentável.
Para colocar em prática e expropriação da colônia, o Pacto Colonial é o principal aparato (ideológico, militar, jurídico, cultural, religioso e econômico) que fundamenta o cerceamento da colônia. Além disso, os jesuítas desempenharam importante papel ideológico. A metrópole tinha forte apoio do Alto Clero, que também se interessou pelas nossas riquezas...


1. Fundamentado(a) em seus conhecimentos, responda com suas palavras:

1. Qual o verdadeiro sentido da colonização?
2. Faça uma descrição crítica sobre o interesse comum da Coroa Portuguesa e do Alto Clero em catequizar os índios?

24 de outubro de 2008

801_Independência_do_Brasil



O famoso quadro acima, O Grito do Ipiranga, foi encomendado a Pedro Américo por D. Pedro por ocasião da Proclamação da Independência do Brasil. Observe o quadro e responda: por que podemos dizer que o processo de independência do Brasil é incompleto?

CRISE CAPITALISTA DE 1929

A crise capitalista de 1929, atingiu todos os países capitalistas da época. Após o boom econômico e desenvolvimentista que ocorreu ao término da Primeira Guerra Mundial, provocado pela demanda da reconstrução da Europa, em 1927, os financistas estadunidenses voltaram-se para o mercado interno. Quanto mais compravam, mais as ações valorizavam; o que atraía mais investimentos. Porém, em 24 de outubro de 1929, a quinta-feira negra, ocorreu o contrário. Um forte movimento vendedor, quebrou a bolsa. A princípio, os economistas pensaram que se tratava apenas de um ajuste do mercardo. Mas o crack de Wall Street, marcou o início da Grande Depressão, que culminou em 1933, com o New Deal, decretando o fim do liberalismo econômico.

Faça o download do arquivo-texto no SkiDrive da turma

19 de outubro de 2008

Startup Delayer

Startup Delayer é mais um daqueles utilitários indispensáveis. Sua tarefa consiste em gerenciar o startup (conjunto de programas que se inicializam junto como o sistema operacional).Com isso,você pode programar a inicialização desses programas, para que não haja um engarrafamento durante a inicialização. Explico: quando você liga o PC, todos os programas na inicialização carregam ao mesmo tempo. É como se num aeroporto todos os aviões decolassem ao mesmo tempo. Mas, com o Startup Delayer, você pode programar a decolagem de cada programa. Uma beleza, principalmente para computadores lentos.

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18 de outubro de 2008

Curso Mídias na educação

Olá galerinha. Boas notícias. Finalmente, segunda-feira (20/10), terá início o curso Mídias na Educação. O que é isso? Um curso de especialização Latu Sensu - pós-graduação - promovido pelo Ministério da Educação em paceria com a UFRJ. A proposta do curso é capacitar os professores para que possam dominar o uso das mídias no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, os professores capacitados poderão utilizar todo o potencial da Informática Educativa na sala de aula. A informática chegou de vez na Educação. É um caminho sem retorno. Daqui para frente os professores terão que fazer um upgrade para a versão 2.0 da Educação, caso contrário, ficarão obsoletos.

8 de outubro de 2008

1001_O SENTIDO DA COLONIZAÇÃO

Em meados do século XVIII, um dito popular muito conhecido na metrópole portuguesa revelava, de maneira irônica, a crescente dependência de Portugal em relação à Inglaterra. “De todas as colônias inglesas, a melhor é o reino de Portugal”. Esse dito popular revela a situação em que se encontrava a economia portuguesa naquela época, em especial a enorme dependência em relação à economia inglesa.

O historiador Manuel Albuquerque salienta, no texto abaixo, essa dependência, apresentando também as mudanças ocorridas nas diretrizes econômicas durante a administração do século XVIII. Enquanto você lê o texto, procure refletir sobre a seguinte questão.

Que relação existiu entre a mineração brasileira e a Revolução Industrial?

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Expressamente proibido "copiar" e "colar"

1 de outubro de 2008

2001_Revolução_Industrial_2

As crianças submetiam-se ao trabalho com maior facilidade e eram buscadas entre aquelas amparadas pelas paróquias. Estas faziam contratos com o fabricante que se comprometia a alimentar e educar os meninos e meninas cedidos para o trabalho. Na realidade, os "aprendizes" de paróquias ficavam confinados nas fábricas, isolados da sociedade e ao arbítrio dos patrões. Nos relatos sobre o emprego de crianças nos primeiros anos da Revolução Industrial, não foram raras as denúncias sobre torturas e maus tratos dispensados a elas. As fábricas impunham uma disciplina de trabalho mais rígida do que a existente nas oficinas manufatureiras. O operário foi obrigado a ser assíduo e ajustado às novas necessidades' da produção fabril, com ponto diário de entrada e de saída e descontos nos salários em caso de faltas ou desatenção. As extensas jornadas de trabalho se estendiam por 12 a 16 horas diárias, sem feriados ou férias, não se respeitando nem mesmo os domingos. Acidentes ocorriam com freqüência, devido aos curtos períodos de descanso.

Com suas palavras, responda:
A mão-de-obra infantil foi amplamente utilizada pelo capitalismno na Inglaterra da R.I. Atualmente no Brasil, há programas de erradicação do trabalho infantil. Seria o emprego do trabalho infantil uma característica intrínseca do capitalismo, ou o problema está no capitalista que só pensa no lucro?

Os paradoxos da crise capitalista

A face cruel da crise capitalista de '29, foi a lei da oferta e da procura. Ou seja, para que o valor das mercadorias seja lucrativo, é necessário o equilíbrio entre produção e demanda. Essa lei garante os lucros da burguesia. Na crise de '29, havia excedente de produção, por isso os preços despencaram. Qual foi a solução? Destruir as mercadorias. Inclusive os alimentos. Para os capitalistas, não importava se o povo estava faminto. O importante era destruir o excedente, para que a lei da oferta e da procura desequilibrasse a favor da burguesia. Pouca oferta significa preços altos.


1. Com sua palavras, faça uma descrição sobre a situação da classe operária durante a crise de '29.

A atual crise capitalista, tem semelhanças com a crise de '29. Uma delas é o rompimento com o liberalismo. Assim como hoje, em '29, os economistas defendiam a idéia de que o Estado não pode interferir na economia. Porém, com a crise, que socorre o mercado é o governo e, com dinheiro público, adquirido através dos impostos. Assim foi o New Deal. Um extenso programa de socorro financeiro ao mercado.2. Você concorda com essa idéia de o governo tirar dinheiro do seu bolso para socorrer o mercado (bancos, indústria, bolsa, grande comércio, setor de serviços...)? Explique com suas palavras.

O capitalismo defende o neoliberalismo (Estado mínimo). A propriedade privada e a livre concorrência. O socialismo defende a propriedade coletiva dos meios de produção e o Estado é responsável pelo mercado, ou seja, é o Estado quem decide as políticas econômicas e o que deverá ser produzido.
Mas é curioso. Quando o capitalismo está em crise, o mercado é socorrido com dinheiro público. Isso é socialismo, pois divide os prejuízos com toda a sociedade. No entanto, quando tudo está bem e os lucros são gigantescos, o mercado não divide esses lucros com a sociedade.

3. Seria o socialismo para os ricos e o capitalismo para os pobres?
Você concorda com isso? Explique com suas palavras.