Pages

11 de março de 2009

Primeira Guerra Mundial (1914-1918)

Em 1750, a Inglaterra surpreendeu o mundo com a Revolução Industrial. Por cerca de 100 anos os produtos industrializados pelos ingleses dominaram o mundo. Porém, no século XIX ocorreu a Segunda Revolução Industrial. Rússia, França, Japão, EUA e principalmente a Alemanha, ameaçavam a hegemonia industrial da Inglaterra. Teve inicio então, uma crise interimperialista provocada pela conquista da hegemonia das áreas de influência: regiões e países considerados estratégicos ao desenvolvimento industrial capitalista e burguês.
A Primeira Guerra Mundial é um produto da disputa entre os países industrializados por áreas de influência, mercados consumidores e matéria prima.

Com suas palavras, responda:

1. Quais foram as principais causas da Primeira Guerra Mundial?
2. O que foi a política de alianças?
3. Inicialmente os EUA se recusaram a participar da guerra. Porém, em 1917 a entrada dos EUA na guerra seria decisiva para a vitória da Tríplice Entente. Por que os EUA participou de uma guerra que não era sua?


PROIBIDO "COPIAR" E "COLAR"

25 comentários:

Unknown disse...

Teve inicio então, uma crise interimperialista provocada pela conquista da hegemonia das áreas de influência: regiões e países considerados estratégicos ao desenvolvimento industrial capitalista e burguês.
A Primeira Guerra Mundial é um produto da disputa entre os países industrializados por áreas de influência, mercados consumidores e matéria prima.

Unknown disse...

politica de alianças foi:Em fins do século XIX e começo do século XX, as grandes potências (embora com algumas vacilações e recuos) foram-se agrupando em sistemas rivais de alianças múltiplas. As alianças – subtende-se militares – foram, na essência, defensiva e, portanto, pacíficas. Todavia, resultaram contraproducentes: criaram um ambiente de desconfianças e temores, intensificaram o militarismo e acabaram sendo, justamente, uma das principais causas da deflagração da guerra. Aos motivos militares das alianças acrescentaram-se, naturalmente, interesses econômicos, ambições imperialistas e suspicácias nacionalistas.

Anônimo disse...

1. A causa da primeira guerra mundial foi a cobiça imperialista dos países europeus.

2.na primeira guerra mundial, houve duas políticas de aliança, a tríplice entente e a triplice aliança, seus objetivos eram os mesmos, em que cada uma garantia apoio às demais no caso de algum ataque de duas ou mais potências sobre uma das partes.

3. Para salvar seus preciosos lucros, pois se a tríplice aliança ganhasse, a triplice entente não teria como pagar a dívida para os estadunidense. Milhares de soldados morreram para salvar os preciosos lucros da burguesia.

Unknown disse...

1) a cousa da guerra foi a cobiça imperialista doa paises europeus.
2)na primeira gerra mundial, houve duas políticas de alianças, a trípice entende e a trípice aliança, seus objetivos eram os mesmos, em que cada garantia apoio as demais no caso des alguns ataques de duas ou mais potências sobre uma das partes.
3)Para sauva seus lucros que receberiam com a guerra.Com a guerra poderiam se garanti a vemda de alimemtos,armas etc...
3)

Unknown disse...

[b]respostas numero 3:Os Estados Unidos também chegaram a participar da guerra porque viram que a Tríplice Entente estava perdendo e como tinha vendido mercadorias (armas, capacetes, canhões, etc.) que só seriam pagas após a guerra, entrou nesta para garantir a vitória de seus compradores, pois se perdessem a guerra, não poderiam pagar essas mercadorias, em 1917 também Portugal entrou nesta aliança, pois fora da guerra, via as suas colónias ameaçadas pelos estados que sairiam vencedores e consequentemente reforçados na discussão internacional, além do que, as forças alemãs eram uma constante ameaça ao dominio português nas suas colónias em África.

Anônimo disse...

1-A causa da primeira guerra mundial foi a disputa entre os paises industrializados, mercados consumidores e mateia-prima.
2-Foram na essência defensiva e,portanto,pacíficas.Todavia,resultaram contraproducentes:criaram um ambientesde desconfianças e temores, intensificaram o militarismo e acabaram sendo, justamente, uma das principais causas da deflagração da guerra.
3-Por causa do capital que eles se apodera.

Anônimo disse...

1)A causa da primeira guerra mundial foi
a disputa entre os paises industrializados

2)ns do século XIX e começo do século XX, as grandes potências (embora com algumas vacilações e recuos) foram-se agrupando em sistemas rivais de alianças múltiplas. As alianças – subtende-se militares – foram, na essência, defensiva e, portanto, pacíficas. Todavia, resultaram contraproducentes: criaram um ambiente de desconfianças e temores, intensificaram o militarismo e acabaram sendo, justamente, uma das principais causas da deflagração da guerra. Aos motivos militares das alianças acrescentaram-se, naturalmente, interesses econômicos, ambições imperialistas e suspicácias nacionalistas.

3)nao sei

Anônimo disse...

1)A Primeira Guerra Mundial é um produto da disputa entre os países industrializados por áreas de influência, mercados consumidores e matéria prima.

2)Os países europeus começaram a fazer alianças políticas e militares desde o final do sécilo XIX. Durante o conflito mundial estas alianças permaneceram. De um lado havia a Tríplice Aliança formada em 1882 por Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha( a Itália passou para o outro aliança em 1915). Do outro lado a Tríplice Entente, formada em 1907, com a participação de França, Rússia e Reino Unido.

3)Os EUA entrou na guerra porque tinha acordos comercias para defender.

Anônimo disse...

o inperialismo
DispuUm complexo sistema de alianças
Governos não-unificados
Atrasos e discrepâncias nas comunicações diplomáticas
Corrida armamentista
Planejamento militar rígido
Movimentos Ultra-nacionalistas, como o Irredentismo.
Nota:O atentado de Sarajevo é considerado hoje como o estopim da guerra, ou seja, o pretexto que era necessário para o inicio das batalhas, e não como uma causa direta.
tas prévias não resolvidas
Uma aliança pode ser realizada em diversos âmbitos: militar, comercial, político, dentre outros. Normalmente, uma aliança combina elementos de diversos destes âmbitos, podendo haver preponderância de um deles.

Alguns passos são costumeiramente seguidos em alianças. Em primeiro lugar, uma aliança tem uma fase prévia de estudos e negociações, em que cada parte procura obter as melhores condições.

Chegando-se a um denominador comum, realiza-se uma formalização do acordo atingido. Ainda que seja possível estabelecer uma aliança informalmente, esta não é a praxe. O rito de formalização atende, a um só tempo, a dois objetivos: cria nos participantes o sentido de compromisso e fornece elementos palpáveis para que se cobre o cumprimento do que venha a ser acordado.
Santa Aliança, formada em 1815 no Congresso de Viena por Rússia, Áustria, Prússia e Reino Unido, após a derrota de Napoleão Bonaparte
Tríplice Aliança, formada por Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai, na Guerra do Paraguai;
Tríplice Entente, formada por França, Reino Unido e Rússia, durante a I Guerra Mundial;
Tríplice Aliança, formada por Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália, também durante a I Guerra Mundial, em oposição à Tríplice Entente;
Eixo, formada por Alemanha, Itália e Japão, durante a II Guerra Mundial;
Aliados, formada sob a égide dos EUA, do Reino Unido, da França, da URSS e da China, também durante a II Guerra Mundial, em oposição às potências do Eixo;
OTAN, formada pelo Canadá e por países da Europa alinhados aos EUA, durante a Guerra Fria, tendo resistido ao fim das hostilidades;
Pacto de Varsóvia, formada por países do leste europeu alinhados à URSS, em oposição à OTAN, tendo sido dissolvida após o fim da
3 Por causa do capital que eles se apodera

Anônimo disse...

1-a disputa entre paises industrializados por areas de influencias , mercados consumidores e materia-prima.
2-as alianças foram, na essencia, defencivas,portanto,pacificas.
3-por causa da divida .

Anônimo disse...

As razões para a eclosão da I Guerra Mundial são uma questão complexa uma vez que decorrem de uma multiplicidade de fatores tais como:

Imperialismo
Disputas prévias não resolvidas
Um complexo sistema de alianças
Governos não-unificados
Atrasos e discrepâncias nas comunicações diplomáticas
Corrida armamentista
Planejamento militar rígido
Movimentos Ultra-nacionalistas, como o Irredentismo.
Nota:O atentado de Sarajevo é considerado hoje como o estopim da guerra, ou seja, o pretexto que era necessário para o inicio das batalhas, e não como uma causa direta.
a politica de aliança foiuma politica que unia aos governos.
os eua queria se mostrar suas forças de independencia.

Anônimo disse...

1-A disputa entre os países industrializados por areas de influências, mercados consumidores e matérias primas.

2-As alianças foram,na essências defensiva e,portanto, pacíficas.

3-Por causa da divida.

Anônimo disse...

trabalhos de historia
prof. marco carvalho
equipe. arlos cristiano . sidinei
1)a cousa da guerra foi a cobiça imperialista doa paises europeus

2)As alianças foram,na essências defensiva e,portanto, pacíficas

3)Para salvar seus preciosos lucros, pois se a tríplice aliança ganhasse, a triplice entente não teria como pagar a dívida para os estadunidense

juliano/gilcilea disse...

Gilcilea e juliano

resposta (a)
com a revoluçâo industrial a hegeomonia da Igraterra foi ameaçada,isso causa uma crise interimperialista pela conquista da hegemonia das áres da influência pelas regiôes e paizes considerados estrangeiros ao desenvolvimentos industrial capitalista e burguês.
A primeira guerra mundial é um produto da disputa entre os paizes industrializados por áres de influências, mercados,consumidores e matéria primas.

juliano/gilcilea disse...

Gilcilea e juliano

resposta (a)
com a revoluçâo industrial a hegeomonia da Igraterra foi ameaçada,isso causa uma crise interimperialista pela conquista da hegemonia das áres da influência pelas regiôes e paizes considerados estrangeiros ao desenvolvimentos industrial capitalista e burguês.
A primeira guerra mundial é um produto da disputa entre os paizes industrializados por áres de influências, mercados,consumidores e matéria primas.

sidney disse...

trabalhos de historia
prof. marco carvalho
equipe. arlos cristiano . sidinei
1)a cousa da guerra foi a cobiça imperialista doa paises europeus esses foram os principais fatores qui causaou a 1guerra mundial

2)As alianças foram,na essências defensiva e,portanto, pacíficas a polica de aliança eram dua a tripice entente a a tripice d alinaça

3)Para salvar seus preciosos lucros, pois se a tríplice aliança ganhasse, a triplice entente não teria como pagar a dívida para os estadunidense

Carlos alexandre & Elisangela disse...

1)As causas da PGM foi:Aganancia.E
Epela busca de novos consumidores para a revolução industrial

Rudylan e Cláudia. disse...

1)Alguns dos motivos foram,a hegemonia industrial,a crise interimperialista provocada pela conquista da hegemonia das áreas de influência,a Segunda Revolução Industrial.A Primeira Guerra Mundial também é um produto da disputa entre os países industrializados por áreas de influência, mercados consumidores e matéria prima.
2)

sidymar..... alex junior disse...

[b]1)A Primeira Guerra Mundial é um produto da disputa entre os países industrializados por áreas de influência, mercados consumidores e matéria prima

2)

Deborah Brenda e Janefônia '') disse...

1-> A causa da primeira guerra mundial , foi provocada pela disputa entre os paises industrializados por áreas de influência mercados consumidores e materia prima...

2->Foi realizada pela burguesia pela plebe pelo baixo clero da revolução Francesa ...
Alianças ~->

Aliança anglo-japonesa dirigida contra o expansionismo Russo no extremo Oriente.

Acordo franco-Espanhol sobre a delimitação das respectivas zonas de influência no Marrocos.

Tratado secretoe entre a França e a Italia...

3-> Para salvar seus preciosos lucros , para não ter que pagar a divida para os estadunidense milhares de soldados morreram para salvar os lucros da burguesia...
Por que viram seus investimentos em perigo pois ate então eles so participavam da guerra como fornecedores. E garantindo a vitória Tríplice.

Adenilton disse...

ADENILTON
1- As principais causas foi que os paises disputavam pela hegemonia do mundo.Também pela busca do capitalismo. Ou seja os países queriam ser mais industrializados que os outros, dai que começou as principais causas da Guerra Mundial.

2-

JULIANO/GILCELEA disse...

JULIANO/GILCELEA
RESPOSTA (b)
EM FINS DOS SÉCULO XIX NO COMEÇO DO SÉCULO XX, AS GRANDES POTÊNCIAS FORAM SE AGRUPANDO EM SISTEMAS RIVAIS DE ALIANÇAS MULTIPLAS .

jhones disse...

1 concorrencia pelo poder. 1 país querendo mandar mais do que o outro no mercado comercial e 1 país se armando mais doque o outro
pronto para atacar e outro para se defender.

Anônimo disse...

ááá vtnc

Anônimo disse...

macaco da taioba

Postar um comentário