Pages

6 de março de 2010

Professores de São Paulo anunciam greve

A Apeoesp, sindicato dos professores da rede estadual de São Paulo, anunciou na tarde desta sexta-feira (5) que a categoria entrará em greve por uma semana, a partir do dia 8 de março. Entre outros pontos, a categoria reivindica 34,3% de reajuste salarial.

A decisão foi tomada durante assembleia, que contou com 10 mil profissionais de cinco categorias, na praça da República, região central da capital paulista, desde às 15h. A Polícia Militar, no entanto, diz que cerca de 5.000 pessoas participaram da manifestação.
O grupo criticou a forma como o governo propôs a incorporação da gratificação por atividade de magistério: três parcelas anuais - segundo eles, o salário dos docentes de 1ª a 4ª série sofrerá um acréscimo de 0,27% e o dos da 5ª série do fundamental ao ensino médio aumentará 0,59%.

Na noite desta sexta-feira, a Secretaria de Estado da Educação afirmou, em nota, que a greve tem "decisão política". A secretaria afirma que a Apeoesp "contesta todos os programas de evolução educacional", o que prejudica as reivindicações.

Ainda em nota, o governo diz esperar que a categoria, "a exemplo das tentativas anteriores da Apeoesp, não vai se mobilizar" para entrar em greve na semana que vem.

A expectativa do sindicato é que três professores por período escolar paralisem suas atividades, o que afeta até 50 mil educadores em todo o Estado.

Uma nova assembleia será feita no dia 12 de março para verificar se os professores voltam ou não a dar aulas - uma passeata está marcada para acontecer na avenida Paulista, na zona central da cidade.

Fique por dentro:


* Professores e governo brigam na Justiça


* Categoria protesta contra avaliação

Fonte: R7

0 comentários:

Postar um comentário