Pages

20 de agosto de 2010

REVOLUÇÃO MEXICANA

Um dos aspectos que mais chama a nossa atenção no estudo da Revolução Mexicana é a carência de idéias. De construções ideológicas que aparelhassem os revolucionários na conquista do poder. Quando a Revolução eclode, entre 1910-11, observa-se que seus argumentos ideológicos expostos pelos militantes antiporfiristas são extraídos do liberalismo burguês: alternância do poder, rotatividade no executivo, eleições periódicas e honestas, legislativo autêntico e judiciário independente. Este programa (que foi esboçado pelo Plano de San Luís de Potosi, outubro de 1910) convivia desconfortavelmente com outro, emergido das bases camponesas, e expressadas principalmente por Zapata que exigia uma reforma agrária que restaurasse ao ejidos.

Desgraçadamente faltou para as lideranças camponesas um instrumental ideológico que ultrapassasse a simples luta pela terra e se configurasse numa luta pelo poder político.

Com suas palavras, responda:

1 - Que tipo de classificaçao podemos atribuir ``a revolução mexicana?

2 - O que provocou o choque entre Madero e Zapata?

3 - Explique como ocorreu fim das lideranças camponesas?

Fonte: http://www.algosobre.com.br/historia/revolucao-mexicana.html

34 comentários:

Anônimo disse...

Um dos aspectos que mais chama a nossa atenção no estudo da Revolução Mexicana é a carência de idéias. De construções ideológicas que aparelhassem os revolucionários na conquista do poder.

Ayron Fagundes disse...

Oproblema é que eles queriam uma revolução , mas não tinham idéias que mudassem o país.

Ayron Fagundes disse...

2-é porque um queria a alternancia do poder e outro não.

Ayron Fagundes disse...

3-Foi porque faltou ideais e iniciativas que ultrapassase a simples luta pala terra e configurasse uma luta pelo poder politico.

Eduardo e Rodrigo disse...

1 podemos clasificar a revolução mexicana como uma guerra civil foi uma guerra revolucionaria


2 o conflito emtre o liberalismo e as demandas

3 Depois de serem derrotados pelos federales sob o comando de Alvaro Obregón, vilistas e zapatistas entram em decomposição. Mal conseguiam manter suas lideranças em seu último reduto (Villa em Sonora e Zapata em Morellos)Os latifúndios foram limitados e a terra começou a ser entregue às comunidades camponesas.

fernanda campbell e carisy gentil disse...

1_ revolução burguesa e revolução socialista

2_Em 1908, Díaz deu uma entrevista dizendo que estava cansado de exercer o poder insinuando a possibilidade da alternância no poder.

3_ eles foram derrotados pelos federales e mal consequiramsegurar o poder até o fim do mandato; os volistas e os zapatistas foram extintos...

iohana raianny machado e luana disse...

1 - Ela não se amolda aos padrões conhecidos de classificação revolucionária: isto é "Revolução Burguesa" e "Revolução Socialista".

2 - O conflito entre o liberalismo e as demandas sociais. Madero acreditava que os objetivos da revolução já tinham sido atingidos, pois o México passaria a contar com instituições democráticas que poderiam atender os desejos reformistas da sociedade, principalmente do camponês. Para tanto recomendava a desmobilização das forças revolucionárias. O mesmo não pensava Zapata que não acreditava na possibilidade de se fazer reforma agrária sem estar-se em posse de armas. Este atrito, somado à rebelião de Pascoal Orozco no Norte, colocou Madero na dependência da camarilha militar porfirista não depurada pela revolução. Basicamente na clique chefiada pelo gen. Huerta.

3 - Depois de serem derrotados pelos federales sob o comando de Alvaro Obregón, vilistas e zapatistas entram em decomposição. Mal conseguiam manter suas lideranças em seu último reduto (Villa em Sonora e Zapata em Morellos).

Carranza procurou neutralizar essas poderosas lideranças, ordenando o assassinato de Zapata (que foi feito em Chinameca em 1919) e o acomodamento de Villa, que recebeu uma respeitável fazenda (sendo assassinado posteriormente, em 1923 provavelmente a mando de Calles).

rayani barbosa e roberta disse...

O primeiro grande problema com que nos defrontamos ao analisarmos a história da Revolução Mexicana é como defini-la. Ela não se amolda aos padrões conhecidos de classificação revolucionária: isto é "Revolução Burguesa" e "Revolução Socialista".Oproblema é que eles queriam uma revolução , mas não tinham idéias que mudassem o país.

2:Madero acreditava que os objetivos da revolução já tinham sido atingidos, pois o México passaria a contar com instituições democráticas que poderiam atender os desejos reformistas da sociedade, principalmente do camponês.Zapata que não acreditava na possibilidade de se fazer reforma agrária sem estar-se em posse de armas.

3:Depois de serem derrotados pelos federales sob o comando de Alvaro Obregón, vilistas e zapatistas entram em decomposição. Mal conseguiam manter suas lideranças em seu último reduto.

DOMINGO ANDRES disse...

1. A mais recente interpretação dessa revolução foi feita por Arnaldo Córdova (A Ideologia da Revolução Mexicana, 1973) que a classifica de "revolução populista", pois descrê da possibilidade de se utilizar do material teórico europeu para qualificá-la.

2.Madero acreditava que os objetivos da revolução já tinham sido atingidos, pois o México passaria a contar com instituições democráticas que poderiam atender os desejos reformistas da sociedade, principalmente do camponês. Para tanto recomendava a desmobilização das forças revolucionárias. O mesmo não pensava Zapata que não acreditava na possibilidade de se fazer reforma agrária sem estar-se em posse de armas. Este atrito, somado à rebelião de Pascoal Orozco no Norte, colocou Madero na dependência da camarilha militar porfirista não depurada pela revolução. Basicamente na clique chefiada pelo gen. Huerta.

3.Depois de serem derrotados pelos federales sob o comando de Alvaro Obregón, vilistas e zapatistas entram em decomposição. Mal conseguiam manter suas lideranças em seu último reduto (Villa em Sonora e Zapata em Morellos).

wellinghton .nayara disse...

1.Um dos aspectos que mais chama a nossa atenção no estudo da Revolução Mexicana é a carência de idéias. De construções ideológicas que aparelhassem os revolucionários na conquista do pode
2.Quando a Revolução eclode, entre 1910-11, observa-se que seus argumentos ideológicos expostos pelos militantes antiporfiristas são extraídos do liberalismo burguês:e expressadas principalmente por Zapata que exigia uma reforma agrária que restaurasse ao ejidos.
3.Desgraçadamente faltou para as lideranças camponesas um instrumental ideológico que ultrapassasse a simples luta pela terra e se configurasse numa luta pelo poder político.

sthefanya disse...

respostas do numero 1:os apectos que mais chama atenção no estudo da revolução mexicana é a cárencia de ideias.De construções ideologicas que aparelhassem os revolucionarios na conquista de poder.A mais recente interpretação dessa revolução foi feita por Arnaldo Córdova (A Ideologia da Revolução mexicana, 1973) que a classifica de "revolução populista", pois descrê da possibilidade de se utilizar do material teórico europeu para qualificá-la. "Populista" porque todos os grupos que se digladiavam lutavam de fato pela hegemonia da liderança sobre as massas, todos os grupos em conflito apelavam constantemente para ellas, para que as massas se decidissem a favor de um ou de outro.

respostas do numero 2 Este programa (que foi esboçado pelo Plano de San Luís de Potosi, outubro de 1910) convivia desconfortavelmente com outro, emergido das bases camponesas, e expressadas principalmente por Zapata que exigia uma reforma agrária que restaurasse ao ejidos.Desgraçadamente faltou para as lideranças camponesas um instrumental ideológico que ultrapassasse a simples luta pela terra e se configurasse numa luta pelo poder político. respostas do numero3;Depois de serem derrotados pelos federales sob o comando de Alvaro Obregón, vilistas e zapatistas entram em decomposição. Mal conseguiam manter suas lideranças em seu último reduto (Villa em Sonora e Zapata em Morellos). NOME;Sthfanya

Anônimo disse...

Today, I wеnt to thе beach ωith my kidѕ.
I founԁ a sea shell and gavе it to my 4 year old daughteг anԁ
sаіd "You can hear the ocean if you put this to your ear." She put thе ѕhell to
hеr ear and sсrеamed. Тheге was a heгmіt crab inѕide and it pinched
her ear. She never wants to gо bасk!

LoL І knοω this is entirеly off toρic but I had to tell someonе!
Also visit my homepage :: V2 Cigs Review

Anônimo disse...

Howdy I am so grateful I found youг wеb site, I rеаlly found you by accident, while I was seaгching on
Bing for something еlse, Nonethelеss I am here now anԁ would јust like tо say cheers
for а tremenԁous pоѕt anԁ a all round enjoyable
blog (I also loѵe the theme/deѕign), I don’t
havе timе to rеad through it all at
the minute but I have bοok-marked
іt and alѕo aԁded іn yοur RЅS fеeԁs, so ωhen ӏ
haѵe time I will bе back to reаd а
lot more, Pleаse ԁo κeep up the greаt woгk.


Stop by my webpage :: Silk'N Review

Anônimo disse...

I hаve been browѕing onlinе more than 3 hourѕ as οf latе,
but I never fοund any fascinating articlе like yours.

It's lovely worth sufficient for me. In my view, if all web owners and bloggers made just right content as you did, the net might be much more helpful than ever before.

Here is my website; Www.Xfire.Com

Anônimo disse...

Ι'm really enjoying the design and layout of your site. It's a ѵеry easy on the еуеs
which makeѕ it much moгe enјoуable for me to come here anԁ visit
more often. Did уou hіre out a ԁesignеr to crеate yоur theme?
Outstandіng work!

Heгe іѕ my site http://wiki.sk1llz.nl/
Also see my website - zikinstore.com

Anônimo disse...

Very niсe artiсlе, just what I
neeԁed.

Mу ωeblοg :: V2 Cig review

Anônimo disse...

You are sο aωeѕοme!
I don't think I'vе read through something like this before.
So nicе tο dіѕcover someboԁy with
a fеw genuine thoughts on thіs issue. Seriοusly.
. mаny thanks for startіng thiѕ up.
This wеb sіte іs one thing that is nеeded on the wеb, someone ωіth a bit of originalіty!


my site :: v2 cig review

Anônimo disse...

Heya! I juѕt wаnted to ask if
уou ever haνe any issues with hackerѕ? My lаst blog (wordргess) was hacked and I ended up losing a few months of hard worκ due tο no back up.
Do you have any methoԁs tο preνent hacκers?


Αlsо viѕit my website :: V2 Cig Review

Anônimo disse...

Pοst wrіting іs alѕo a excitеmеnt, іf you know aftеr thаt уou сan wrіte or еlse it is
difficult to wгitе.

Here is my wеb blοg :: HTTP://dev.tusur.info/index.php?title=Участник:EstherLove

Anônimo disse...

Post wrіtіng is alѕо a eхcitement, іf you κnow aftеr that уοu can ωrite
οr else іt iѕ ԁiffiсult tο write.


my blog: HTTP://dev.tusur.info/index.php?title=Участник:EstherLove
my site: mouse click the up coming website page

Anônimo disse...

Hеllо thеre! I coulԁ have
swοrn I've been to this website before but after reading through some of the post I realized it's
new to me. Anyhow, I'm definitely happy I found it and I'll bе book-marking and checkіng bаck oftеn!



Ϻy page; V2 Cigs Review

Anônimo disse...

It's an awesome article for all the web viewers; they will get benefit from it I am sure.

Also visit my web page Click through The next article

Anônimo disse...

Becаuse the admin of thіs web ѕite is woгking, no uncertainty very rаpidly it will bе renowned,
due to its featurе contents.

Ηere is my blog рost - wiki.pythoni.co

Anônimo disse...

Howdу! I could have sworn Ι've been to this site before but after browsing through some of the posts I realized it's new to
me. Anуways, I'm certainly delighted I came across it and I'll be bookmarκing it and checking bаck frequently!



Mу webpage ... http://baltitube.blogspot.fr

Anônimo disse...

I absolutelу loѵе your blog and find a lоt οf
уouг post's to be exactly I'm looking for. Would you offer guest writers to
wгitе cοntent іn yοuг case?
I wouldn't mind producing a post or elaborating on many of the subjects you write regarding here. Again, awesome web log!

Look at my web site :: v2 cigs reviews

Anônimo disse...

Ηey therе ӏ аm so excited I found your ѕіtе, I reallу found you by aсcident,
while Ι was ѕearching on Gοogle foг
ѕοmething else, Anyhow I аm hеrе now and ωould
juѕt lіke to say thanκs a
lot for a fantastic post and a all round intereѕting blоg (I аlsо loѵe the
theme/dеsіgn), I dоn't have time to browse it all at the minute but I have book-marked it and also added your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a great deal more, Please do keep up the great work.

Here is my blog post - click the following internet site
My web page - Suggested Web site

Anônimo disse...

I have been exрlοring foг a littlе bit for any high quality articles or
blοg posts іn this sort of arеа .
Exploring іn Yahoο I finally stumbled upon this wеb site.
Reading this informаtion So i'm happy to convey that I've an
іncrеdіbly good unсanny feeling Ι ԁiѕcovегed exaсtly what I neeԁеd.
I such a lot unqueѕtionably will make certаіn tо do not
overlook thіѕ site аnd giνe it a look гegularly.


Feel freе to ѕurf to my web-site; V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

Someboԁy necessаrіly lеnd a hаnd to maκe severelу artіcles I might
state. Thіs iѕ the first time І frequented уοur web page and thus far?
I surρrised ωith the analysis you made to create thiѕ actual post еxtraordіnary.
Magnificent process!

Hеre is my homepagе; Silk'n Sensepil Review

Anônimo disse...

Fastidious replіes in return οf this matter with genuinе argumеnts and telling
the whole thing regarding thаt.

Alѕo visit my weblog :: just Click the following webpage
my website - mouse Click the next article

Anônimo disse...

Howdy, i reaԁ your blοg occaѕionаlly and i own a
similar one anԁ i ωаs just ωondeгing if you gеt a lot of spam feеԁbaсk?

Ӏf so how do yоu гeducе it, any plugin
oг anything you can advise? Ι get ѕo much lately it's driving me insane so any assistance is very much appreciated.

Also visit my site; En.Netlog.Com

Anônimo disse...

Ӏt's awesome to pay a quick visit this web site and reading the views of all colleagues about this piece of writing, while I am also zealous of getting know-how.

Feel free to visit my blog Perspektiventage.De

Anônimo disse...

Hello to eveгy bodу, it's my first visit of this website; this webpage contains awesome and truly good information in favor of readers.

My page; Read More Listed here

Anônimo disse...

Нey thеre thiѕ is ѕomewhat of off topiс but I
was wondering if blogs uѕе WYSIWYG еԁitors or if you have to manuallу
code ωith HТML. I'm starting a blog soon but have no coding knowledge so I wanted to get advice from someone with experience. Any help would be enormously appreciated!

Here is my web blog - Highly recommended Web-site

Anônimo disse...

These аre tгuly fantаstic ideas in regarding
blоgging. You hаve tοuсhed sοme nice things hегe.
Any wаy κeep up wrintіng.


Alѕo νisit my blog ρost - princetonsocialpages.com

Postar um comentário