Pages

24 de outubro de 2008

CRISE CAPITALISTA DE 1929

A crise capitalista de 1929, atingiu todos os países capitalistas da época. Após o boom econômico e desenvolvimentista que ocorreu ao término da Primeira Guerra Mundial, provocado pela demanda da reconstrução da Europa, em 1927, os financistas estadunidenses voltaram-se para o mercado interno. Quanto mais compravam, mais as ações valorizavam; o que atraía mais investimentos. Porém, em 24 de outubro de 1929, a quinta-feira negra, ocorreu o contrário. Um forte movimento vendedor, quebrou a bolsa. A princípio, os economistas pensaram que se tratava apenas de um ajuste do mercardo. Mas o crack de Wall Street, marcou o início da Grande Depressão, que culminou em 1933, com o New Deal, decretando o fim do liberalismo econômico.

Faça o download do arquivo-texto no SkiDrive da turma

16 comentários:

Anônimo disse...

Carla & Lilian

1)Principais causas da crise:
Os EUA começaram a enfrentar a crise por volta dos anos de 1925 devido,principalmente,ao fato dos salários não terem acompanhado o aumento da produção.Assim os produtos se acumularam por falta de consumidores,pois os salários eram muito baixos e os empregos foram muito reduzidos,assim ocasionou a superprodução de produtos e baixa de consumidores.Com a crise,as indústrias foram obrigadas a reduzir a produção e demitir milhares de funcionários,essa crise chegou ao mercado de ações ocasionando o "crash",pois o preço das ações caia constantemente.Indústrias,bancos e suguradoras foram a falência,provocando o desemprego de mais de 12 milhões de norte-americanos.

2)A crise afetou o mundo todo,principalmente o mundo "capitalista".Por que se os EUA que eram os principais consumidores do mundo inteiro estavam enfrentando uma grave crise financeira,não haveria quem comprasse os produtos,e isso desencadeou a diminuição da produção e inúmeros desempregos no mundo todo.

3)Por que o governo estava "tirando" dinheiro do povo em forma de impostos,para emprestar para os bancos em crise,havendo assim uma estatização do bancos.

Anônimo disse...

01- A principal causa da crise de 29 foi a queda da bolsa de valores, e a decisão de Winston em fazer com que o reino unido passase a usar novamente o padrão-ouro e outras influencias dele.

02-Os países capitalistas são interligados,ou seja, quando ocorre o crescimento economico atinge todos os países o mesmo aconteceu com a crise atingindo todos os países capitalistas.

03-O governo se uniu para ajudar os empresarios que estavam sofrendo com a crise, ou seja, o socialismo(todos por uma unica causa)ajudando os capitalistas.

Anônimo disse...

1-A queda da bolsa de valores.a centralização e o aumento da regulamentação do governo o desejo comunista da sociedade.E a decisão de Winston Churchill em fazer com que o Reino Unido passase a usar novamente o padrão -Ouro.E devido tbm a queda da Europa no pós- guerra.
2-Porque a produção industrial mundial saia dos EUA(40%).E uma auto volume de exportação que saia para a Europa e que os EUA era o maior credor internacional.E houve um grande numeros de desempregos.
3-Porque os bancos tiram o R$ do povo para socorrer os bancos que estão falidos,ou seja, o R$ que são impostos que o povo paga que ajuda os bancos a se recuperarem.

Anônimo disse...

1)No final do Séc XX,os EUA passava por um grande avanço na economia, alavancando assim a economia do mundo inteiro.As principais causas foram: o salário que não acompanhou o crescimento da produção;havia uma grande quantidade de produtos parados,pois não havia quem os compressem, pois os salarios eram pouco;os agricultores passaram a pegar empréstimos para poder amarzenar seus produtos;e tudo isso foi gerando uma super produção e redução de empregos.
2)Obviamente toda essa crise chegou ao mercado de ações ocasionando o "crash"(quebra) em sua bolsa de valores,pois o preço de suas ações caia constantemente.A crise afetou todo mundo pois,o EUA era o principal consumidor de inúmeros produtos no mundo inteiro,se eles estavam passando por problemas financeiros enormes, não haveria mais quem comprasse tais produtos, desencadeando a diminuição da produção e o desemprego em todo o mundo.
3)A solução para a crise foi a mudança na política econômica americana empregada pelo presidente eleito Franklin D.Roosevelt,ele acreditava na ideia de que o Estado deveria atuar e reger a economia, contrariando a idéia do liberalismo econômico.Assim após a crição de grandes obras de infra-estrutura, salário-desemprego, assistência aos trabalhadores concessão de empréstimos, os Estados Unidos conseguiram retomar seu crescimento econômico gradativamente.

Anônimo disse...

1)principais causas da crise:

*Queda do indice da bolsa de Nova York em 1929.

*Salários muito baixos.

*Acumulamento de produtos por falta de consumidores.

*Bancos e industrias indo a falência.

*Desemprego de mais de 12 milhões de pessoas.

2)A crise atingiu o mundo capitalista principalmente os Estados Unidos porque eles eram os prinpais consumidores, e porque eles estavam enfrentando uma terrivel crise.
Isso criou a demição de vários empregados em todo o mundo capitalista.

3)O governo estavam cobrando impostos muito altos para emprestar para os empresários capitalistas, para os bancos que estavam indo a falencia, foi assim que o socialismo ajudou o capitalismo.

Anônimo disse...

1-Tudo começou apos a primeira guerra mundial.Com esse avanço na produçao.Dessa forma a centralizaçao de mercadorias afetou o pais.O pais começou aproduzir alem da conta causando em si proprio uma grande crise"muita mercadoria para pouco comprador".

2-Pelo simples fato dessa crise capitalista ter começado com o maior pais capitalista do mundo!!!Os EUA.se o "maior consumidor do capitalismo" foi afetado todo o resto sucessivamente tambem seria atingido.

3-Porque o socialismo defendia todos os direitos dos trabalhadores.O direito de uma vida melhor,horario de trabalho regiulado,e um salario.Assim os proprios trabalhadores consumiamde seus esfoços.Podendo compra com uma pessoa normal.Ajudando a consumir e fazer com que o capitalismo se mantivesse "vivo"!!!

Anônimo disse...

sidney gindre
1) a principal causas da crise
R: , queda do índice geral da bolsa de Nova York em 1929. Em 1927, após um período de fortes investimentos no estrangeiro e com uma economia crescente, os financistas norte-americanos que operavam em Wall Street centraram-se no mercado interno. Quanto mais compravam, maior era a subida dos preços, o que atraía mais investimentos.

2) a crise afetou o mundo todo principalmente o mundo capitalista
R:Quando a economia de um país se encontra num momento de funcionamento normal, as coisas procedem mais ou menos desta forma: os industriais, para produzir, necessitam comprar matéria-prima e máquinas de outros empresários.

3)era que o governo estava tirando verba do povo em forma de imposto para readividar os bancos do pais

Anônimo disse...

1)R:
Tudo começou apos a primeira guerra mundial.Com esse avanço na produçao.Dessa forma a centralizaçao de mercadorias afetou o pais.O pais começou aproduzir alem da conta causando em si proprio uma grande crise"muita mercadoria para pouco comprador".

Anônimo disse...

sidney gindre
1) a principal causas da crise
R: , queda do índice geral da bolsa de Nova York em 1929. Em 1927, após um período de fortes investimentos no estrangeiro e com uma economia crescente, os financistas norte-americanos que operavam em Wall Street centraram-se no mercado interno. Quanto mais compravam, maior era a subida dos preços, o que atraía mais investimentos.

2) a crise afetou o mundo todo principalmente o mundo capitalista
R:Quando a economia de um país se encontra num momento de funcionamento normal, as coisas procedem mais ou menos desta forma: os industriais, para produzir, necessitam comprar matéria-prima e máquinas de outros empresários.

3)era que o governo estava tirando verba do povo em forma de imposto para readividar os bancos do pais

Anônimo disse...

1]os eua começou a enfrentar a crise por volta dos anos 1925 devido,principalmente,ao fato dos salários não terem acompanhado o aumento da produção.Assim os produtos se acumularam por falta de consumidores,pois os salários eram muito baixos e os empregados foram muito reduzidos.Com a crise,as indústrias foram obrigadas a reduzir a produção e demitir milhares de funcionários.provocando o desemprego de mais de 12 milhões de norte-americanos.
2]Por que se os EUA que eram os principais consumidores do mundo inteiro estavam enfrentando uma grave crise financeira,não haveria quem comprasse os produtos,e isso desencadeou a diminuição da produção e inúmeros desempregos no mundo todo.3]Por que o governo estava "tirando" dinheiro do povo em forma de impostos,para emprestar para os bancos em crise,havendo assim uma estatização do bancos.

Anônimo disse...

Nome:carlos Alexandre Turma:903
1), queda do índice geral da bolsa de Nova York em 1929. Em 1927, após um período de fortes investimentos no estrangeiro e com uma economia crescente, os financistas norte-americanos que operavam em Wall Street centraram-se no mercado interno. Quanto mais compravam, maior era a subida dos preços, o que atraía mais investime

2). Em 1929, os países capitalistas enfrentaram a maior crise da sua história. A crise de 1929 foi grave tanto pelos problemas sociais que ela causou quanto pela dimensão mundial que assumiu.

3)O captalismo foi sauvo pelo soçialismo porque no sociialism não esite propriedade pivada

Anônimo disse...

1. As principais causas da crise foram a super produção, o livre-mercado e a recuperação econômica dos países europeus.

2. A crise americana fez com que os EUA importassem menos de outros países.Resultado: os outros países tinham uma porção de mercadorias que antes exportavam para os EUA e agora estavam encalhadas . Entravam na roda da crise também!

3. Por no socialismo, o estado interfere na economia. Foi isso que aconteceu nos Estados Unidos, o estado passo a intervir na economia, que com o dinheiro do POVO, "acabou" com a crise !

Unknown disse...

1)O principal motivo,o que desencadiou a crise foi a queda da bolsa de NEW YORK,que causou uma verdadeira onda que afetou o mundo todo.

2)Porque os EUA exportavam e importavam muito de outros paises,com a crise pararam de vender e comprar.

3)Os Americanos pegaram dinheiro das pessoas pobres que tinham suas economias guardadas em bancos para pagar a divida.

Anônimo disse...

1) Por causa da queda da bolsa de valores de Nova York, e a ilusa do AMERICAN WAY OF LIFE.

2) Porque na epoca os EUA era a maior potencia do mundo e esportava para todos os paises do mundo.

3) O estado pasou a intervir na economia.

Unknown disse...

1)A queda da bolsa de valores em Nova York, New Dael, a grande depressão,o Partido Democrata.
2)Em 1929 o país enfrentava a maior crise da sua hitória, ela causou grandes problemas sociais quanto pela dimensão mundial que assumiu.
3)O capitalismo foi salvo pelo socialismo porque no socialismo não exite propriedadesprivada.

Anônimo disse...

1)com a queda da bolsa de Nova York em 1929. os estrangeiros compravam maior era a subida dos preços e com isso ataia mais investimentos.


2)em 1929 o pais enfrentatava
a maior crise da sua historia ela causou grandes problemas sociais quanto pela dimensao mundial que assumiu.


3)o capitalismo foi salvo pelo socialismo porque no socialismo nao existe propriedade privada

Postar um comentário