Pages

22 de maio de 2009

República Velha - 1889/1930 (901)

Canudos
Canudos era uma comunidade pobre no serão da Bahia, no fim do século XIX. Ocupava uma área de terra sem dono. As pessoas foram ocupando o lugar lentamente, construindo uma casinha ali, um galinheiro acolá, uma lojinha por perto... até que surgiu uma cidade de 30 mil habitantes. O líder da comunidade de Canudos era o pregador religioso Antonio Conselheiro. Ele afirmava que o Messias (Deus) logo iria voltar à Terra e queimar os homens maus em fogo e enxofre. Canudos começou a incomodar os poderosos. Os coronéis se irritavam com os sertanejos, que pareciam viver com autonomia. A Igreja não aceitava que houvesse um homem fazendo pregação religiosa por conta própria.
Caracterize a Revolta de Canudos, destacando o grupo social a que pertenciam os habitantes do arraial, a importância da religião para a comunidade, os principais grupos que se colocaram contra Canudos e a atitude tomada pelo governo. ((PROIBIDO "COPIAR" E "COLAR")

CONTESTADO
Contestado foi um movimento camponês que aconteceu em Santa Catarina. No começo do século XX, a região foi ocupada por empresas que exploravam madeira e por uma companhia estadunidense que construía uma estrada de ferro. Todas elas invadiam as terrinhas dos camponeses e os expulsavam da região. A Serraria Lumber tinha sua própria guarda particular, impondo com violência a vontade da empresa na região. Os camponeses montaram um acampamento na Taquaruçu, uma área no interior catarinense. Liderados pelo monge José Maria, acreditavam que em breve Cristo retornaria para ajudá-los contra os poderosos que roubavam terras dos pequenos. Confiantes na proteção de Deus, trataram de atacar os agressores. Arrancaram trilhos e incendiaram galpões das serrarias.

Com suas palavras, responda quais foram as causas que suscitaram a Revolta do Contestado. (PROIBIDO "COPIAR" E "COLAR")

0 comentários:

Postar um comentário