Pages

14 de maio de 2009

Revolução Russa


Os ideais da teoria socialista eram muito bonitinhos nos livros de Marx, Engels e de Lênin. Mas, na prática, apesar de o socialismo soviético ter desenvolvido o país e resolvido alguns graves problemas sociais, o regime stalinista revelou-se muito opressor.
O socialismo sempre será stalinista? Há alguma possibilidade de a humanidade ainda sonhar com uma nova sociedade em que o dinheiro não seja a coisa mais importante?
O intelectual, militante comunista e grande historiador baiano Jacob Gorender nos ajuda a entender um pouco sobre o que aconteceu na URSS stalinista:

“Em meados da década de 30, a economia soviética estava praticamente estatizada. Na concepção de Stalin, estatização era sinônimo de socialismo. (...) A esse socialismo estatizado correspondia um regime político caracterizado pelo centralismo burocrático e pela rotina do terror policial.
Ao contrário da tese de Marx, Engels e Lênin, acerca da extinção paulatina [gradual] do Estado no período do socialismo, o Estado soviético se expandiu e subordinou a si todas as esferas da vida social. Não só comandava a economia, através do planejamento feito por cima, como impôs regorosa censura à imprensa, rádio, cinema, teatro, artes em geral, editoras, escolas, igrejas etc.(...)
Stálim utilizou a repressão policial para fortalecer seu poder pessoal. (...) A repressão stalinista aniquilou ou inutilizou quase toda a velha-guarda bolchevique, homens e mulheres que passaram a vida pela luta clandestina, pelos combates revolucionários de 1917 e pela guerra civil. Cerca de 500 mil militantes comunistas tombaram diante dos pelotões de fuzilamento ou nos campos de concentração”.
(GORENDER, Jacob. Perestroika. Origens, projetos, impasses. São Paulo: Atual, 1991.pp. 17-19)

A partir do que é apresentado pelo autor do texto acima, procure responder:

1. No capitalismo, quase todas as terras e grandes empresas são propriedade privada, ou seja, pertencem a alguns poucos burgueses. No regime socialista stalinista, a quem pertenciam essas coisas?

2. O que significa dizer que no regime stalinista imperava o “centralismo burocrático”? (lembre-se de como eram tomadas as decisões do governo).

3. Nas obras de Marx, Engels e Lênin, o Estado socialista eira se tornar cada vez mais forte ou mais fraco? O regime stalinista seguiu essa ideia?

4. Como o partido comunista e o Estado soviético controlavam a sociedade civil?

5. No tempo de Stálin os comunistas foram perseguidos pela polícia?

6. Stálin se considerava comunista. Por que então ele perseguiu tantos comunistas?

14 comentários:

fernando disse...

1]Pertenciam ao estado soviético liderado por Stálim.

2]Significava dizer que o estado na época do socialismo, comandava toda a economia o poder militar alem de tudo o que o estado soviético expandiu.

3]Mais fraco.Pois o Estado soviético se expandiu e subordinou a si todas as esferas da vida social. Não só comandava a economia, através do planejamento feito por cima, como impôs regorosa censura à imprensa, rádio, cinema, teatro, artes em geral, editoras, escolas, igrejas.

4]O estado soviético ultilizou a repressão policial para fortalecer seu poder pessoal e para conter a sociedade civil.

5]Foram não só perseguidos mas a grande parte deles foram mortos pelo poder devastador de Stálim.

6]para expandir seu poder, porque os comunistas não o aceitavam no poder.

elias soares 3002 disse...

1)no regime stalinista,as empresas as terras,hospitais etc. eram estatizadas,ou seja,pertenciam ao governo.
2)significa que todas as decisões eram tomadas pelo governo nada era decidido sem o consentimento do estado.
3)na tese de Marx,Engels e Lênin o estado iria se extinguindo gradualmente no socialismo.O regime stalinista não seguiu essa idéia pois o estado tornou-se cada vez mais forte.
4)o estado soviético não só comandava o economia mas tambem impunha forte censura a imprensa rádio, cinema,teatro artes em geral ,editoras,escolas,igrejas etc.
5)stalin se utlizou da repressão policial para fortalecer seu poder pessoal ele perseguiu e inutilizou a velha guarda bolchevique cerca de 500 mil militantes comunistas foram fuzilados nos campos de guerra.
6)ele queria fortalecer seu poder e os comunistas o questionavam pois ele não colocava os ideais de Marx,Engels e lênin em pratica.

paulo cezar pinto disse...

1) o Estado soviético se expandiu e subordinou a si todas as esferas da vida social. Não só comandava a economia, através do planejamento feito por cima, como impôs regorosa censura à imprensa, rádio, cinema, teatro, artes em geral, editoras, escolas, igrejas etc.(...)
Stálim utilizou a repressão policial para fortalecer seu poder pessoal

2)Em meados da década de 30, a economia soviética estava praticamente estatizada. Na concepção de Stalin, estatização era sinônimo de socialismo. (...) A esse socialismo estatizado correspondia um regime político caracterizado pelo centralismo burocrático e pela rotina do terror policial.

3)mais fraco,nao porque Estado soviético se expandiu e subordinou a si todas as esferas da vida social,e impos varias regras sobre a economia e impôs regorosa censura à imprensa, rádio, cinema, teatro, artes em geral, editoras, escolas, igrejas etc.(...)

4)sim,Stálim utilizou a repressão policial para fortalecer seu poder pessoal.

5) repressão stalinista aniquilou ou inutilizou quase toda a velha-guarda bolchevique, homens e mulheres que passaram a vida pela luta clandestina, pelos combates revolucionários de 1917 e pela guerra civil.

6)para fortaleçer seu propio poder,ele nao seguio o qeu os comunistas queriam e seguiu sua propria decisao,com isso eles ficaram contra stalim.......

Thais Paula Ribeiro disse...

1:Ao Estado sovietico A economia soviética estava praticamente estatizada. Na concepção de Stalin, estatização era sinônimo de socialismo. (...) A esse socialismo estatizado correspondia um regime político caracterizado pelo centralismo burocrático e pela rotina do terror policial.Não só comandava a economia, através do planejamento feito por cima,mas comandava tudo!!!!

2:Tudo era controlado pelo governo!(...) A repressão stalinista aniquilou ou inutilizou quase toda a velha-guarda bolchevique, homens e mulheres que passaram a vida pela luta clandestina, pelos combates revolucionários de 1917 e pela guerra civil.

3:Mais fortes pois os ideais da teoria socialista eram muito bonitinhos nos livros de Marx, Engels e de Lênin. Mas, na prática, apesar de o socialismo soviético ter desenvolvido o país e resolvido alguns graves problemas sociais, o regime stalinista revelou-se muito opressor.Stalim nao aceitou essa ideia!!!nao agiu socialistamente!
A esse socialismo estatizado correspondia um regime político caracterizado pelo centralismo burocrático e pela rotina do terror policial.

4:o Estado soviético se expandiu e subordinou a si todas as esferas da vida social. Não só comandava a economia, através do planejamento feito por cima, como impôs regorosa censura à imprensa, rádio, cinema, teatro, artes em geral, editoras, escolas, igrejas etc.(...)

5:sim.Stálim utilizou a repressão policial para fortalecer seu poder pessoal. (...) A repressão stalinista aniquilou ou inutilizou quase toda a velha-guarda bolchevique, ele era totalmente contra o comunismo!!!!

6:porque no fundo seus interesses comunistas nao tinham nada de comunistas!!eram para fortalecer seus proprios enteresses e poder !!!!negando os verdadeiros ideais comunistas de Marx Engels e lênin.Assim foi "tirado"do meio comunista!!

Olavo disse...

1)No socialismo as empresas eram estatizadas ou seja pertencia ao governo.

2)Em meados da década de 30, a economia soviética estava praticamente estatizada. Na concepção de Stalin, estatização era sinônimo de socialismo. A esse socialismo estatizado correspondia um regime político caracterizado pelo centralismo burocrático.

3)mais fraco. Estado soviético se expandiu e subordinou a si todas as esferas da vida social. Não só comandava a economia, através do planejamento feito por cima, como impôs regorosa censura à imprensa, rádio, cinema, teatro, artes em geral, editoras, escolas, igrejas etc.

4)Stálim utilizou a repressão policial para fortalecer seu poder pessoal.A repressão stalinista aniquilou ou inutilizou quase toda a velha-guarda bolchevique, homens e mulheres que passaram a vida pela luta clandestina, pelos combates revolucionários de 1917 e pela guerra civil.

5)Foram não só perseguidos mas muitos deles foram mortos pela policia.

6)para expandir seu poder e os comunistas o questionavam pois ele não botava as ideias de Marx,Engels e Lênin em pratica.

Jhonatas Bazeth 3002 disse...

01-pertenciam ao governo soviético governado por stalin.

02-significava que o estado tinha o controle sobre todas as decisões tomadas no país sem ter o consentimento de ninguem mais.

03na ideia de marx e engels o estado tornaria se mais fraco.mas o regime stalinista expandiu-se e obteve mais poder.

04-o estado soviético se utilizou da repreção policial para conter a sociedade.

05- A repressão stalinista aniquilou ou inutilizou quase toda a velha-guarda bolchevique, homens e mulheres que passaram a vida pela luta clandestina, pelos combates revolucionários de 1917 e pela guerra civil. Cerca de 500 mil militantes comunistas tombaram diante dos pelotões de fuzilamento ou nos campos de concentração.

06-para expandir o seu poder pois os socialistas o questionavam pois ele não seguiu os ideais de marx engels e lênin.

fhfhfh disse...

gjhgjhgjhgjhgjhgjgjhgjgjfjfhgfcdfgdfgdfgdfgcbvcbv

CRISTIANO E PATRÍCIA disse...

1-Pertenciam ao estado soviético igualmente liberado por Stálim.

2-Significa dizer que o estado na época do socialismo,comandava toda economia,poder militar e além de tudo o que o estado soviético se expandiu.

3-Mais fraco.Pois o Estado soviético se expandiu e subordinou a si todas as esferas da vida social.Não só comandava a economia,através do planejamento feito por cima,como impÔs rigorosa censura a imprensa,rádio,cinema,teatro,artes em geral,editoras,escolas e igrejas e etc...

4-O estado soviético ultilizou a repressão policial para fortalecer seu pode4r pessoal e para conter a sociedade civil.

5-Não só foram perseguidos,como também mortos pelo poder devastador de Stálim.

6-Para expandir seu poder,já que os comunistas não o aceitavam como tal.

Anônimo disse...

1.A maior parte do poder pertençia a Stálim.

2.O socialismo, comandava a economia e o poder militar,a esse socialismo,era caracteritica,o terror do poder policial.

3.O governo decidia tudo que iria ser feito, sem o concedimento do povo.

4.O estado soviético a economia,e impunha fote cesura, sobre os meios de comunicaçoes,teatro,imprença,radio etc...

kennedy ,Ronaldo e Diego(3001) disse...

1_Pertenciam ao estado sovietico liderado por Stálim.

2_Significa que todas as decisoes eram tomadas pelo governo nada era desidido sem o consentimento do estado.

3_Mais fraco. O estado sovietico se espandiu e subordinou a si todas as esferas da vida social,ou seja,comandava toda a economia impunha rigorosa censura à imprensa,rádio,cinema,teatro,artes em geral,editoras,igrejas,etc.

4_Sim possuia um grande poder militar e o utilizou para reprimir, se fortalecer e conter a sociedade civil.

5_Foram perseguidos e muitos ate mortos pelo poder rigoroso e poderoso de Stálim.

6_Porque no fundo seus intereces era para fortalecer seus proprios intereces e poder. Por esse motivo foi "excluido" do meio comunista.

Ricardo Luiz,Mateus Serafim disse...

1-Aos gorvernantes;porque todas as propriedades sao estatizadas.

2-significa que todas as decisões eram tomadas pelo governo,comandava toda a economia o poder militar alem de tudo o que o estado soviético expandiu.

3-no contexto de marx,engels e lenin ficaria mais fraco pois estava se acabando.E o regime stalinista nao consegui esta ideia pois o estado se tornou cada vez mais forte.

4-o estado sovietico nao so mandava na economia como impunha regras sobre qualquer propriedades do estado.

5-stalin se utilizou da repressão policial para fortalecer seu poder pessoal,e a grande parte deles foram mortos pelo seu poder.

6-para expandir seu poder,porque os comunistas nao aceitavam no poder.

Anônimo disse...

1.A maior pate do poder pertençia a stálim

2.o socialismo comandava a e
economia e o poder militar.

3.o governo decidia tudo que iria ser feito, sem oconsediment do povo .

4.o estado sovietico comandana tudo impunha forte censura sobre os meios de comunicaçoes .

5.foram persequidos, e a maior parte foram mortos.

6. para expandir seu poder poque os comunitas não o aceitavam.

Anônimo disse...

1-o governo sovietico tomou quase todas as grandes fabricas, bancos e empresas, que passaram a ser propriedades do estado, dirigidas por funcionarios nomeados pelo governo.
3-de acordo com ateoria de marx e engels, na sociedade socialista o estado se dissolveria aos poucos.

Anônimo disse...

agora qual delas ta certa?

Postar um comentário