Pages

23 de setembro de 2008

1001_A_Conquista_da_América

Imagine que pudésemos entrar numa máquina do tempo e voltar ao passado. Então, procuraríamos ouvir a opinião das pessoas sobre a época em que elas estavam vivendo. Será que todas responderiam da mesma maneira? Puxa, será que a história contada pelos europeus opressores fala das mesmas coisas que a história contado pelos oprimidos? Quando um historiador pesquisa um documento, ele precisa saber qual era a posição social do autor desse documento. Por exemplo, vamos ler o que um historiador tradicional do século XX, Manuel Ballesteros, diz sobre a conquista da América:

"É preciso ler detidamente os informes dos conquistadores (...) para se dar conta [dos verdadeiros motivos] da conquista: estender os domínios do rei espanhol (patriotismo) e difundir a religião (catolicismo e manipulação ideológica). (...) Para lavar a cabo e empresa gigantesca da conquista das Índias [da América], foi preciso uma personalidade excepcional e qualidades físicas e morais raras: (...) lealdade (...) e dureza no sentido moral (...), necessária na represália às traições dos índios (...). Cortez [conquistador do México] é uma das grandes figuras históricas de todos os tempos." (BALLESTEROS, Manuel. História da América. Madri: Ediciones Pégaso, 1962, pp. 255-275. in SCHIMIDT, Mario Furley. História Crítica. Volume Único. Ed. Nova Geração. 2007)

Agora, vamos ver outro ponto de vista. Trata-se de uma narrativa de um índio da época da conquista. Ele conta que os espanhóis foram amistosamente convidados para uma festa com os astecas. De repente, no meio do banquete, os espanhóis começaram a agir:

"Imediatamente cercam os que dançam e se lançam para o lugar onde estão os tambores. Deram um talho no que estava tocando: cotaram-lhe os dois braços fora. Em seguida, o decapitaram.
"A todos esfaqueam, enfiam as lanças e cortam. Com as espadas, ferem. A alguns, atacaram por trás e imediantamente suas entranhas [órgãos internos] caem ao chão. A outros, cortam a cabeça e a fazem em pedaços." (LEÓN-PORTILLA, Miguel. A Visão dos Vencidos. A tragédia da conquista narrada pelos astecas. Porto Alegre: LP&M. in, SCHIMIDT, Mario Furley. História Crítica. Volume Único. Ed. Nova Geração. 2007)

A Partir do que é apresentado pelos autores dos textos acima, responda com suas palavras:

1. O historiador do século XX considera as ações espanhola justas ou repudia a violência delas? Mostre a passagem do texto em que você se baseiou para responder.

2. Para o historiador espanhol, quais eram os dois principais objetivos da conquista espanhola?

3. Em algum momento o historiador menciona o interesse do conquistador espanhol em arrancar ouro e prata dos índios a qualquer preço?

4. O historiador espanhol fala que os conquistadores precisavam ter grandes qualidades para poder agir em represálias "às traições dos índios". Mas, na história contada pelo asteca, os índios amistosamente chamaram os espanhóis para uma festa. Nessa festa, quem agiu traiçoeiramente?

PROIBIDO "COPIAR" E "COLAR"






9 comentários:

Anônimo disse...

1.Ele considera justas as ações do rei Espanhol.
foi preciso uma personalidade excepcional e qualidades fisicas e morais raras ;lealdade; e dureza no sentido moral;necessaria represalia as traiçoes dos indios.

2.entender os dominios do rei espanhol patriotismo e difundir a religião catolicismo e manipulaçoes ideologicas

3.não mostra.

4.os indios."Imediatamente cercam os que dançam e se lançam para o lugar onde estão os tambores. Deram um talho no que estava tocando: cotaram-lhe os dois braços fora. Em seguida, o decapitaram.

Anônimo disse...

(1) ele acha justo.
conquistar e estender os domininos do rei espanhol..

(2)os dois principais motivos da conquista foi: estender os domínios do rei espanhol(patriotismo)e difundir religião(catolicismo e manipulacão ideológica)

(3)sim no momento em que ele
diz Para lavar a cabo e empresa gigantesca da conquista das Índias [da América]

(4)os espanhóis
pq no mento em que afesta começou os espanhóis começaram a agir de forma brusca e desleal com os índios matando e decapitando todos..

Anônimo disse...

(1)Não.foi preciso uma personalidade excepcional e qualidades físicas e morais raras: (...) lealdade (...) e dureza no sentido moral (...), necessária na represália às traições dos índios.

(2)Estender os domínios do rei espanhol(patriotismo)e difundir a religião.

(3)Não.Trata-se de uma narrativa de um índio da época da conquista.Ele conta que os espanhóis foram amistosamente convidados para uma festa com os astecas.

(4)Os espanhóis

Anônimo disse...

1=Ele considera justas as ações
Espanhola.
foi preciso uma personalidade excepcional e qualidades físicas e morais raras: (...) lealdade (...) e dureza no sentido moral (...), necessária na represália às traições dos índios (...).

2= estender os domínios do rei espanhol e difundir a religião.

3=SIM.Para levar a cabo e empresa gigantesca da conquista das Índias foi preciso uma personalidade excepcional

4=OS ESPANHOIS,Imediatamente cercam os que dançam e se lançam para o lugar onde estão os tambores. Deram um talho no que estava tocando: cotaram-lhe os dois braços fora. Em seguida, o decapitaram.

Anônimo disse...

(1)manuel ballesteros achava justa. Estender os domínios do rei espanhol (patriotismo) e difundir a religião.
...................................
(2) os dois principais objetivos são: estender os dominios do rei espanhol e difundir a religião.
...................................
(3)Sim, menciona o enterese a parte do momento que todos esfaqueam, enfiam as lanças e cortam. Com as espadas, ferem. A alguns, atacaram por trás e imediantamente suas entranhas (órgãos internos) caem ao chão. A outros, cortam a cabeça e a fazem em pedaços.
...................................
(4)o estoriador espahol intereçados na riqueza dos indios.

Anônimo disse...

2) os objetvos eram aumentar o poder do rei espanhol e divulgar a eligião (catolicismo e manipulação ideologica)

3)sim o texto menciona que eles queriam arrancar de qualquer maneira ouro e prata dos indios , o texto conta q no meio de um banquete os espanhois começaram a atacar como mostra o treixo a seguir ->(os espanhóis foram amistosamente convidados para uma festa com os astecas. De repente, no meio do banquete, os espanhóis começaram a agir: )

4)os espanhois agiram traiçoeiramente ;

Anônimo disse...

1) Ele considera justas as ações
Espanhola.
foi preciso uma personalidade excepcional e qualidades físicas e morais raras: (...) lealdade (...) e dureza no sentido moral (...), necessária na represália às traições dos índios (...).

Anônimo disse...

1)Manuel Ballesteros,justas pois ele defendia o domínio do rei Espanhol.ele era favor de difundir as religiões tudo para lavar o cabo e empresas gigantescas da conquista das Índias.
a passagem foi essa."É preciso ler detidamente os informes dos conquistadores (...) para se dar conta [dos verdadeiros motivos] da conquista: estender os domínios do rei espanhol (patriotismo) e difundir a religião (catolicismo e manipulação ideológica). (...) Para lavar a cabo e empresa gigantesca da conquista das Índias .

2)um dos verdadeiros motivos da conquista era estender ou seja ampliar os domínios do rei Espanhol,ele queria (MANUEL BALLESTEROS)que o rei dominasse tudo ,e defendia a religião ou seja o catolicismo e a manipulação ideológica que é um patriotismo.
essa passagem está aqui.
"É preciso ler detidamente os informes dos conquistadores (...) para se dar conta [dos verdadeiros motivos] da conquista: estender os domínios do rei espanhol (patriotismo) e difundir a religião (catolicismo e manipulação ideológica).

3)sim.porque os Espanhois esfaquiaram ,enfiaram lanças e cortam.com a espada ferem,atacam por trás imediantamente seus órgãos internos ,caiem no chão e outros cortam a cabeça e faz em pedaços .os Espanhois para conseguir ouro e prata machucaram muitas pessoas.
essa passagem está aqui.
"A todos esfaqueam, enfiam as lanças e cortam. Com as espadas, ferem. A alguns, atacaram por trás e imediantamente suas entranhas [órgãos internos] caem ao chão. A outros, cortam a cabeça e a fazem em pedaços."

4)

3)

Anônimo disse...

4)Os Espanhois traíram os índios ,os Espanhois imediatamente cercaram os dançam e se lançam para o lugar onde estão os tambores deram um caminho ,estava tocando desfarçou os índios e cortaram os dois braços fora e depois os decapitaram.
essa mensagem está aqui.
Imediatamente cercam os que dançam e se lançam para o lugar onde estão os tambores. Deram um talho no que estava tocando: cotaram-lhe os dois braços fora. Em seguida, o decapitaram.

Postar um comentário