Pages

23 de setembro de 2008

901/903_O_Crash_da_Bolsa_de_Nova_Iorque

    Em 1929, ocorreu o crash da Bolsa de Nova Iorque. Com exceção dos países socialistas, o mundo entrou em crise. No Brasil, cuja economia era do tipo agrário-exportadora, o café encalhou nos portos, pois não havia compradores no exterior. 
    Quase 50% de toda a produção industrial mundial era fabricada nos EUA, por isso a crise atingiu quase todos os países, principalmente aqueles que tinham os EUA como maior parceiro -- caso do Brasil. 
    Tudo começou em 24 de outubro de 1929 (a quinta-feira negra), com um forte movimento de venda das ações, não havia compradores, conseqüentemente o valor das ações despencou, ou seja, as empresas se desvalorizaram e o mercado de ações entrou em colapso. 
     Contrariando a opinião dos economistas, a crise foi longa. Pôs fim ao American Way of Life e deu origem à Grande Depressão, que paradoxalmente obrigou Franklin D. Roosevelt em 1933, a colocar em prática o New Deal (Novo Acordo).

Com base nas aulas-expositivas e nas suas pesquisas, responda com suas palavras:

1. Descreva o contexto do American way of life.

2. Explique o que fez os EUA romper a sua política externa isolacionista.

3. Por que o new deal foi um plano econômico paradoxo ao capitalismo?

4. Qual foi a face cruel do capitalismo revelada pela crise de '29?

PROIBIDO "COPIAR" E "COLAR"


11 comentários:

Anônimo disse...

1.Significa "modo de vida americano". Reforçava a idéia que os estadunienses tinham uma vida confortável com uma boa casa, carro na garagem, filhos na escola, com um governo "democrático" e liberdade. Eles achavam que esse modo de vida seria permanente e que o mundo todo deveria seguir esse contexto.

2. Explique o que fez os EUA romper a sua política externa isolacionista.
Os EUa estavam emprestando muito dinheiro para os países da Triplice Entente. Esses países tinha muita chance de perder a guerra, então, para não sair prejudicado, os EUA entraram na guerra para salvar seus preciosos lucros.

3. Porque o estado passou a interfirir na economia.

4. Por causa da crise, milhões de pessoas nas cidades perderam seus empregos, sem fonte de renda, estas pessoas não tinham mais como sustentar a si próprios e suas famílias. Muitas pessoas passaram fome porque as empresas onde trabalhavam "produziram demais"

Anônimo disse...

1-É o modo de vida dos americanos,que seria o melhor para o mundo.

2-Por causa das dividas que os paises da Europa tiveram com os EUA fez que ouvesse uma guerra.

3-Foi para fortalece grupos de enteresse para competir com o governo Federal,asim formando um novo poder que ajudaria a eliminar forças de outros poderes.

4-A face cruel foi aonde ninguem tinha dinheiro para compra comida e os fazendeitos sem compradores para seu produtos jogavam tudo fora,em vez de dar a quem nessecitava e não tinha como conpra.

Anônimo disse...

1.o american way of life foi desenvolvido na decada de 20 amparado pelo bem estar economico
que desfrutavam os estados unidos.


2.esta relacionado ao fato de que os estados unidos terem entrado na primeira guerra mundial.

3.porque pois fim ao liberalismo economico.

4.amenizar os prejuisos ocasionados pela crise.

Anônimo disse...

1) É o modo de vida norte-americano propagado pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria, valorizando o capitalismo e depreciando o socialismo.
2) A queda da bolsa de valores.
3)Por que o Estado passou a interferir na economia.
4)A face cruel do processo da globalização está em sua concretização e ameniza os prejuisos ocasionados pela crise de 29 e também e astar ameaçadas.

Anônimo disse...

1-O American way of life era um estilo de vida americano foi desenvolvido na deceda de 20 , amparada pelo bem -estar economico que desfrutavam os EUA . O sinal mais significativo deste way of life e o consumismo ,materializado na compra exagerada de eletrodomesticos e veículos
2-A queda da bolsa de valores
3-Porque o estado passou a interferi na economia
4-A face cruel do processo da globalizaçao esta em sua concretizaçao e ameniza os prejuízos ocasionado pela crise de 29 e tambem evitar ameaças.

Anônimo disse...

1)AMERICAN WAY OF LIFE E UM ESTILO DE VIDA DOS AMERICANOS NO SÈCULO XX BARRADA PELO BEM_ESTAR DOS E.U.A.

2)COM A CRISE DE 29 NAO HAVIA COMPRADORES CONCEQÜENTEMENTE O VALOR DAS AÇOES DESPENCOU AS EMPRESAS SE DESVALORIZARAM E O MERCADO DE AÇOES ENTROU EM COLAPSO.

3)PORQUE O ESTADO PASSOU A INTERFERIR NA ECONOMIA.

4)A FACE CRUEL DO PROCESSO DA GLOBALIZAÇAO ESTA NA SUA CONCRETIZAÇAO E AMENIZA OS PREJUISOS OCASIONANDO PELA CRISE DE XX E TAMBEM EVITAR AMEAÇAS.

Anônimo disse...

1- e uma expressão referente a um suposto (estilo de vida) praticado pelos abitantes dos estados unidos da america.e um exemplo de uma modalidade comportamental desenvouvida no seculo 17 e praticada ate hoje.

2-FIZERAM LEVAR O PAIS A RETARDAR SEU INGRESO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

3-PORQUE OS ESTADOS UNIDOS PASSOU A INTERFERIR NA ECONOMIA.

4- A FACE CRUEL DO PROCESO DA GLOBALIZACAO ESTA NA SUA CONCERETIZACAO E AMENIZA OS PREJUISOS OCASIONANDO PELA CRISE DE XX E TAMBEM DE EVITAR AMEACAS

Anônimo disse...

1-significa o modo de vida americano, uma casa confortavel, crianças na escola, automoveis, radio, toca disco, geladeira e aspirador de pó.

2-Os EUa estavam emprestando muito dinheiro para os países da Triplice Entente. Esses países tinha muita chance de perder a guerra, então, para não sair prejudicado, os EUA entraram na guerra para salvar seus preciosos lucros.
3-contrapiando a opinião dos economistas, a crise foi longa. Pos fim ao american way of life e deu origem a grande deprssão que paradoxalmente obrigo Franklin D. roosevelt em 1933, a colocar em prtica o NEW DEAL...

4-Por causa da crise, milhões de pessoas nas cidades perderam seus empregos, sem fonte de renda, estas pessoas não tinham mais como sustentar a si próprios e suas famílias. Muitas pessoas passaram fome porque as empresas onde trabalhavam "produziram demais..

Anônimo disse...

1)Com a crise de 29 muitos operarios foram despedidos,pos seus chefes não estavam com comdiçães de pagalos.

2)DE certo modo sim e outro não.Bom,salvamdo os bancos tambem salvase a ecomonia do pais,mais eu acho que não deveriace tira o dinheiro de quem ja não tewm e sim de quem tem de sobra, como dos politicos por exemplo.

3)sim.Porque na hora do sufoco e sempre o dinhero do pobre que salva o pais e quando o pais vai bem nã se divide os lucrus entre os pobres so se da bem os ricos.

RAISA E LUDMILA disse...

1.FOI O MODO DE VIDA NORTEAMERICANO PROPAGADO PELOS EUA DURANTE A GUERRA FRIA (ANOS20),VALORIZANDO O CAPITALISMO E DEPRECIANDO O SOCIALISMO.
2.A INTERVENÇÃO DO ESTADO,A RECUPERAÇÃO DOS EUA,ELEIÇÃO DE ROOSEVELT(PARTIDO DEMOCRATA)EM 1932
3.POR QUE ERA O OPOSTO DO LIBERALISMO QUE DEFENDIA A NÃO INTERVENÇÃO DO ESTADO.
4.DESEMPREGO EM MASSA(14 MILHÕES SOMENTE NOS EUA).FALÊNCIAS GENERALIZADAS(30 MIL EMPREGOS E 4 MIL BANCOS NOS EUA).CRISE DAS DEMOCRACIAS PARLAMENTARES(EUROPA).ASCENSÃO DE REGIMES TOTALITÁRIOS(NAZIFASCISMO)BRASIL-CRISE DO CAFÉ.

Gabriella e José Wilson disse...

1-Foi o modo de vista norte-americano propagado pelos EUA durante a guerra fria (anos 20), valorizando o capitalismo e depreciando o socialismo

2- Porque os EUA iria perder muito dinheiro se continuasse emprestanto dinheiro para países que não tinha chance de ganhar a guerra.

3- Que era o oposto do liberalismo que defendia a não intervenção do estado.

4- Altas taxas de desemprego, grande queda no produto interno bruto de varios países, quedas na produção industrial.

Postar um comentário